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Se tivéssemos de escolher uma palavra que marcasse o início
deste 2020 talvez ficássemos na dúvida entre solidariedade e comunidade. As
duas fazem agora ainda mais sentido na nossa vida e são também dois dos
principais valores da Empower Brands Community – a comunidade que nasceu para
servir marcas, empresas e pessoas.
O projeto parece de hoje, mas a verdade é que desde 2017 que
tem vindo a ser criado. Longe estava de imaginar que teria tanto sentido nas
nossas vidas como agora. Cristina Amaro, fundadora da Empower Brands Community,
explica-nos que a causa nasceu como um movimento de branding, fruto da
experiência dos 17 anos do Imagens de Marca.
“Evoluiu para uma causa social e económica com um
propósito muito claro e genuíno: ajudar a fomentar a economia sustentável,
muito pensada através da lógica das pessoas adquirirem mais conhecimento e
poderem criar marcas mais valiosas”, refere Cristina Amaro em entrevista ao
Imagens de Marca.
A ideia desta comunidade é tornar as empresas mais robustas
gerando uma onda de empregabilidade, mais do que nunca necessária nos dias de
hoje. “Queremos ajudar o país e o futuro da marca Portugal”, acrescenta a
fundadora da Empower Brands Community.
Ao longo desta pandemia, o projeto tem vindo a acompanhar as
diferentes fases do país e depois de ter lançado o movimento #fazatuaparte
junta-se agora também à Ivity Brand Corp através da Portuguese Mask, uma nova
marca de máscaras sociais reutilizáveis 100% portuguesa que pretende empoderar
a indústria nacional, em especial o setor têxtil.
“A comunidade é fundamental nos dias de hoje, é
fundamental a solidariedade”, diz-nos Cristina Amaro. “Não olharmos para a
concorrência mas sim para a cooperação. É preciso que haja mais humildade e que
as pessoas entendam que só se nos unirmos é que vamos conseguir ultrapassar
isto”.
Formar para empoderar – o futuro passa pela academia
Nunca como antes foi tão importante olharmos para a
formação. O setor da educação está a passar por um novo paradigma e as próprias
empresas apelam por novas skills por parte dos colaboradores.
Com uma nova realidade laboral a aproximar-se, a Empower
Brands Community está já a preparar, em conjunto com algumas das maiores e mais
reputadas universidades do país, cursos e formações que potenciem conhecimento
enriquecendo pessoas, marcas e empresas.
“A aposta na academia já surgiu pela mão da Cristina Amaro
há algum tempo, não é uma coisa de hoje, há cerca de 8 ou 9 anos que começou
com uma pós-graduação em Branding”, explica-nos em entrevista Carla Viana,
adviser da Empower Brands Community na área da academia.
“Hoje há uma clara aposta na consolidação no capital
humano, seja em termos de negócios, de marcas e de economia e como vamos
valorizar tudo isso através da academia”, acrescenta Carla Viana.
Hoje conta já com uma parceria com a Universidade Nova SBE
onde a Cristina Amaro é curadora de conteúdos no programa de Branding
Estratégico que irá ocorrer já em outubro.
“Na Empower Brands House, também casa do Imagens de
Marca, aquilo que se respira todos os dias são as marcas. Há um conhecimento
intrínseco que diria que possivelmente mais ninguém em Portugal tem”, refere
Carla Viana.
É por isso também que já está preparado um curso de Gestão e
Comunicação de Marcas no Digital em parceria com a Universidade do Algarve,
Faculdade de Academia, que vai acontecer em junho, com a duração de 4 dias em
horário pós-laboral. “Pensando numa lógica de mercado e necessidades,
estamos a ir ao encontro daquilo que é o nosso expertise: o branding, os
negócios, o mundo digital, a gestão da comunicação”, explica a adviser da
Empower Brands Community.
Há já outros projetos em desenvolvimento, como por exemplo o
primeiro estudo desenvolvido em Portugal sobre Love Brands, com o ISCTE, mas a
ideia é que a longo prazo a Empower Brands Community crie a sua própria
Academia.
Os primeiros passos estão a ser dados com o desenvolvimento
de “papers”, ou seja, artigos feitos com base em doutoramentos, mestrados
ou informação científica, partilhados com os principais decisores das empresas como
forma de olharem para o futuro dos seus negócios tendo acesso a informação do
atual estado do mercado.
Empower Brands Channel – o canal do conhecimento
Em tempos de crise e isolamento, as redes sociais registaram
um crescimento de utilizadores. O YouTube é um dos canais preferenciais para as
pessoas adquirirem informação e acederem a conteúdos mais premium. Não é por
acaso que a comunidade tem também um canal oficial, o Empower Brands Channel,
que conta com várias séries entre as quais a mais recente Come Together que
reúne empoderamento e inspiração através de videoconferências e debates com
alguns dos maiores especialistas e CEO´S de diferentes áreas.
“Começámos por desenhar estes projetos como uma forma de
partilha e conhecimento entre as pessoas, não sendo possível estarmos todos em
contacto, o Channel veio permitir isso”, refere-nos Inês Cruz, diretora de
marketing e comunicação da Empower Brands House e adviser da Empower Brands
Community.
“Como abraçar uma economia que não se toca” é o tema do
próximo Empower Moment marcado para amanhã, dia 20, entre as 16h e as 18h e que
irá contar com a visão de oradores de topo em diversos países.
A conferência irá passar em direto no Facebook do Imagens de
Marca e no Empower Brands Channel, no YouTube, e é possível enviar questões aos
oradores. Para isso basta fazer uma pré-inscrição aqui.
“Estamos todos a viver um momento de uma nova sociedade
toda ela low touch - logo eu que sou uma pessoa que estou sempre a defender o
toque. Este low touch economy é um tema altamente pertinente: como é que
podemos abraçar esta nova economia que estamos todos a viver”, explica Cristina
Amaro. “Cabe-nos olhar para o futuro com esperança e expetativa de darmos a
volta a isto e seguirmos em frente. Esta reflexão é muito importante de se
fazer agora”.
Uma comunidade feita para todos, a pensar em todos, com um
único propósito: enriquecer a economia nacional.
“Quero apelar a todas as pessoas para se juntarem a esta
comunidade para sermos cada vez mais fortes. Em breve as pessoas vão poder
juntar-se a nós também. É importante sensibilizar para a importância de todos
nos apoiarem – a community nasce para servir a comunidade e não queremos que
este seja um clube elitista – queremos unir margens e fazer pontes”, remata a
fundadora da Empower Brands Community.
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