“Esperança”. A realidade dura vencedora em Film Craft

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“Esperança”. A realidade dura vencedora em Film Craft
21 de Junho de 2018
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“Esperança”. A realidade dura vencedora em Film Craft

“Hope” é uma campanha global criada pela International Comitee of the Red Cross (ICRC), focada em ataques a hospitais e profissionais de saúde que ocorrem diariamente em áreas de conflito armado. A campanha, da Blur Films Madrid, conta a história de Raya, uma menina que indiretamente se torna vítima deste tipo de ataque. Uma realidade dura que emocionou os júris e levou a campanha a ganhar o Grand Prix em Film Craft.



Já na categoria de Digital Craft o grande vencedor foi “Aeronaut VR”, da Isobar New York. A campanha é uma experiência em escala de três minutos e meio projetada para o single “Aeronaut” de William Patrick Corgan, dos Smashing Pumpkins. O conteúdo exclusivo não foi apenas concebido como uma experiência de Realidade Virtual totalmente imersiva e participativa mas também como um vídeo 2D filmado dentro da própria experiência da Realidade Virtual.


“Esperança”. A realidade dura vencedora em Film Craft

Palavras sem fim foram escritas sobre pessoas cujos sapatos são retratados nesta campanha. “First Steps”, da Ogilvy Chicago para a SC Johnson, é vencedor do Grand Prix na categoria de Industry Craft. A campanha aborda a história de seis figuras carismáticas de um ângulo diferente colocando os seus passos no centro de todas as atenções.



Na categoria “Brand Experience & Activation Lions” foi a campanha da Apple a que mais se destacou. “Today@Apple”, da Apple Inc. Curpertino, quis ajudar as quase 500 milhões de pessoas que visitam a Apple Store todos os anos a viverem experiências significativas. Através da tecnologia e do veículo entre as lojas e a comunidade, a Apple lançou sessões nas suas “stores” para reunir pessoas de todo o mundo em torno de algo que as apaixona, como a fotografia ou a música, utilizando todos os recentes produtos da marca. O objetivo da “Today Apple” é incentivar a conexão humana, inspirar aprendendo e desbloquear a criatividade que há em nós.



Já a McCann London, para a Microsoft, levou o Grand Prix na categoria de Creative eCommerce. Em 2016, a Xbox lançou o Design Lab, uma loja de comércio eletrónico para personalizar o comando da consola. No entanto, em 2017, repararam num problema: os comandos personalizáveis do Design Lab são relativamente caros, o que estava a criar uma barreira de compra. Então a Microsoft decidiu que os próprios jogadores desenhassem o seu comando e pusessem à venda. Quando mais pessoas comprassem o design daquele jogador, mais dinheiro ele recebia, o que mudou a dinâmica tradicional de comprador – vendedor. Os jogadores começaram a comportar-se como empreendedores e identificaram lacunas no mercado, criando projetos que venderiam perto das suas comunidades.



“Ever_45” conta a história de um rapaz que viveu a II Guerra Mundial, através das redes sociais. A campanha da N=5 Amesterdam para a KPN faz o relato em primeira mão de como as crianças de hoje viveriam este momento através do digital. Uma campanha imersiva realizada em série no Instagram, YouTube e no site evert45.com. A iniciativa, vencedora do Grand Prix em Entertainment, foi desenvolvida em resposta a um jornal holandês, com entrevistas a ex combatentes da resistência que pediram para manter as suas histórias vivas.



No caso da categoria Entertainment for Music, há dois Grand Prix a destacar. “Welcome Home”, da TBWA/Media Arts LAB Los Angeles, para a Apple, é um filme de quatro minutos que demonstra a experiência de escuta imersiva que o HomePod, da Apple, pode oferecer em qualquer casa. Um conto universal sobre o efeito que o som e a música têm no nosso espaço de vida, contados através do movimento e da dança. Já Jay-Z decidiu fazer o seu álbum mais pessoal com o lançamento de 4:44. Depois de perder o contacto com o pai, a pessoa mais próxima de Jay na sua vida tornou-se a mãe, Gloria. “Smile”, da Smuggler New York, é uma ode à mãe de Jay-Z sobre sorrir diante a adversidade.



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