Newsletter
Pesquisa
Enviar ou devolver encomendas sem etiquetas já é possível: pela primeira vez, na Península Ibérica, um operador logístico disponibiliza este serviço inovador em cacifos automáticos e pontos de recolha.
A InPost deu mais um passo na sua estratégia de sustentabilidade ao eliminar a utilização de etiquetas nos seus Lockers, os cacifos inteligentes que se encontram em supermercados, estações de serviço, estações de transportes públicos e centros comerciais, para que os utilizadores possam enviar as suas encomendas ou fazer devoluções a qualquer hora do dia.
A fim de melhorar o seu serviço e facilitar a experiência do utilizador, a InPost lançou este projeto. A partir de agora, deixará de ser necessário imprimir etiquetas quando os clientes quiserem enviar encomendas ou gerir as suas devoluções.
Em vez disso, os utilizadores receberão um código QR que terão, simplesmente, de mostrar, a partir do ecrã do seu smartphone a um leitor integrado nos Lockers, um sistema que já tinha sido também implementado nos seus Ponto Pack, a sua rede de entregas não-domiciliárias.
“A InPost dá mais um passo na redução da utilização de papel com a eliminação total das etiquetas, tanto nos seus Ponto Pack como nos Lockers, no momento de enviar ou devolver uma encomenda”, explica, em comunicado, Marc Vicente, CEO em Espanha e Portugal do grupo InPost. “A InPost é a primeira empresa do setor a eliminar completamente as etiquetas de papel na Península Ibérica, o que facilitará, ainda mais, a vida dos utilizadores, pois já não será necessário imprimir nada: é um sistema totalmente digital”, acrescenta.
A eliminação das etiquetas para gerir a expedição ou a devolução das encomendas visa oferecer ainda mais flexibilidade aos utilizadores. Além disso, ao digitalizar completamente o processo, a utilização de papel é significativamente reduzida, em linha com a estratégia de descarbonização e aumento da sustentabilidade da InPost para se tornar uma empresa Net-Zero até 2040.
Evolução digital
A eliminação das etiquetas nos Pontos Pack e nos cacifos da InPost é possível graças ao esforço da empresa nos últimos anos para digitalizar todas as suas operações. Esta digitalização tem como objetivo oferecer aos utilizadores uma maior flexibilidade e a possibilidade de escolherem quando e onde querem receber as suas compras online, e permitirá agora dispensar o papel em todas as transações.
“A eliminação das etiquetas representa a evolução da InPost para um novo modelo logístico, no qual somos pioneiros em Portugal e que, em breve, veremos outras empresas do setor imitarem para se adaptarem às necessidades dos utilizadores e às exigências ambientais que nos preocupam a todos”, sublinha, no mesmo comunicado, o responsável da empresa.
Além disso, este novo sistema tem em conta a importância da rastreabilidade das devoluções para o comércio eletrónico com o qual a InPost trabalha. Por isso, cada parceiro receberá também todos os dados necessários para gerir a devolução das encomendas em todas as fases do processo.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.