Quando chegamos a este espaço é como se entrássemos noutra dimensão, a do futuro. São cerca de 1000 metros quadrados onde já se encontram alojados os sistemas de computação e armazenamento de dados da NOS.
A operadora inaugurou hoje um novo Data Center, em Carnaxide, uma infraestrutura que inclui avançadas tecnologias nas áreas da eficiência energética e flexibilidade estrutural, e que permite à marca reforçar o suporte aos seus negócios e à oferta empresarial. No fundo, este espaço – que implicou um investimento de 1,5 milhões de euros - vai ajudar a NOS a responder mais eficazmente aos desafios da sociedade digital.
“Este Data Center tem 3 características que são bastante diferentes. Uma tem a ver com a velocidade com que conseguimos entregar este tipo de infraestrutura. A seguinte é a capacidade de nós podermos crescer de forma modelar e responder de forma muito rápida à necessidade de crescimento dos serviços ou necessidade dos clientes. E depois tem a ver com performance. Todas estas novas tecnologias exigem que haja capacidade computacional cada vez mais próxima do cliente final e este centro tem exatamente essa capacidade”, explica Jorge Graça, administrador da NOS, em entrevista ao Imagens de Marca.
O responsável afirma que este novo centro de dados “é o mais moderno e eficiente em Portugal”. É, de resto, a primeira materialização de um investimento que a NOS tem vindo a fazer no sentido de criar a sua rede digital de futuro. A marca investe 10 milhões de euros por ano no seu parque de Data Centers – atualmente existem seis. Dentro de algumas semanas a marca irá inaugurar também um outro espaço mais a Norte, em Riba D’Ave.
Com estes dois novos centros, a NOS vai atingir o objetivo de aumentar em 50% a capacidade instalada no armazenamento de dados e serviços empresariais associados.
“Orgulhamo-nos deste investimento, porque a tecnologia é nossa, são equipas da NOS com uma base tecnológica portuguesa, o que nos dá um conforte enorme para depois sermos capazes de entregar isto a todas as empresas e aos nossos clientes. E com isso acreditamos que somos capazes de robustecer a nossa marca em componentes, como segurança, confiança e proximidade”, conclui o responsável.