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Foi na semana em que Portugal
se viu obrigado pela crise sanitária provocada pela Covid-19 a fechar-se em
casa, que se abriram as portas de um novo canal no YouTube. O Empower Brands Channel estreou uma
grelha com diferentes séries a 9 de março de 2020, com a confiança de que a comunicação e os conteúdos
digitais iriam ganhar um peso extraordinário a partir deste contexto pandémico.
O YouTube
surgiu como a plataforma mais óbvia para iniciar este processo de construção de
uma nova oferta de conteúdos: sobre marcas, empresas e pessoas que trabalham e
fazem parte deste universo.
Um canal com a ambição de ser uma janela para o
mundo do que de melhor se faz na economia portuguesa, assumindo-se como o canal
oficial da Empower Brands Community, uma causa que se constitui e afirma
agregadora de vontades e projetos que podem ajudar o país a ser mais forte e
competitivo.
Um propósito que o Empower Brands Channel tem vindo a
trabalhar com criatividade nas várias séries que tem vindo a desenvolver,
testando formatos originais e contribuindo para amplificar a comunicação dos
seus parceiros com conteúdos de excelência.
O primeiro
ano do Empower Brands Channel em números
No fim do
primeiro ano, o canal conta hoje com mais de 2000 subscritores e acumula mais
de 80 mil visualizações, que por sua vez totalizam cerca de 6500 horas de tempo
de visualização no YouTube. E os resultados estão à vista: em Janeiro de 2020,
o canal somava 723 visualizações e pouco mais de 11 horas de tempo de
visualização. Em Janeiro de 2021, o canal teve mais de 6500 visualizações e
mais de 700 horas de visualização. O aumento de tráfego em apenas um ano foi
exponencial. E a diferença é ainda maior no tempo de visualização. Isto mostra,
segundo a Thumb Media, agência especializada na gestão canais no YouTube, “um
crescimento significativo não só no alcance do conteúdo, mas também no
interesse da audiência. As pessoas veem mais conteúdo do canal e durante mais
tempo. No início, a visualização média era inferior a um minuto. Agora, ultrapassa
os seis minutos, acima da média que medimos no YouTube em Janeiro, que se situa
nos quatro minutos”.
Miguel Sabino, fundador e presidente executivo da Thumb
Media, salienta ainda o impacto da estratégia de construir conteúdos
direcionados para as audiências no digital, que tiveram um resultado muito
positivo. “É exemplo disso a série “Digital Heroes”, que criando uma série de
conteúdos com uma narrativa bem construída sobre alguns dos criadores da nova
geração digital, ajudou a encontrar novos públicos para o canal”.
Para o
Empower Brands Channel, pela sua temática tão especializada, tem sido um
desafio crescer no YouTube, mas sabemos que não é fácil, mesmo para os youtubers que
hoje são admirados como verdadeiras estrelas nacionais e internacionais. E
sabemos pelos especialistas na gestão de canais no YouTube que,
a construção de uma audiência interessada, envolvida e ativa nesta
plataforma, é um desafio que poucas pessoas e ainda menos entidades conseguem.
Ainda assim, os números deixam-nos rendidos à sua influência. Em termos globais,
movimenta atualmente mais de dois mil milhões de utilizadores todos os meses e
todos os dias as pessoas veem mais de mil milhões de horas de vídeo.
É com base
nesta realidade e na experiência que tem sido a sua caminhada dentro do
YouTube, que no dia em que celebra o seu primeiro aniversário, o Empower Brands
Channel também convoca para uma conversa várias personalidades com as quais
queremos desvendar “Qual é a magia do YouTube?”.
Uma talk virtual em direto com Nuno
Agonia, um dos youtubers portugueses mais famosos; Miguel Sabino,
fundador e CEO da Thumb Media, uma referência no mundo das agências
especializadas na gestão de canais e conteúdos no YouTube; Maria Manuela
Guerreiro, diretora do programa de Mestrado em Gestão de Marketing da
Universidade do Algarve, um testemunho da relevância desta plataforma para o
ensino e formação; Elísio Estanque, sociólogo da Faculdade de Economia da
Universidade de Coimbra, um dos responsáveis pela disciplina de “Sociologia da
Juventude e do Ciberespaço” dedicada à compreensão deste fenómeno e suas
implicações; Inês Santos Lima, industry manager na Google, que irá falar sobre
tendências e como as marcas podem tirar o melhor proveito do YouTube
e Inês Drummond Borges, diretora de marketing da Worten Ibéria, que nos
vai falar da estratégia de sucesso para chegar ao segundo lugar na lista das
marcas com maior número de subscritores nesta rede de social media em
Portugal.
A não perder, dia 9 de Março às 18h, no Empower Brands Channel
no YouTube.
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