Em dia de futebol setor da cerveja gera mil milhões

Pesquisa

Estudo da Nielsen Sports
Em dia de futebol setor da cerveja gera mil milhões
20 de Junho de 2018
Em dia de futebol setor da cerveja gera mil milhões
Em dia de futebol setor da cerveja gera mil milhões
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Em dia de futebol setor da cerveja gera mil milhões
Ana Gaboleiro
Jornalista
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Hoje é dia de futebol e por isso sinónimo de diversão, sardinhadas e cerveja. O setor cervejeiro é uma das categorias de produto mais impactadas pela realização de grandes eventos desportivos. Segundo a Nielsen Portugal, a cerveja gera mais de mil milhões de euros, continuando a demonstrar ser uma das mais dinâmicas, e atingindo, no último ano, um crescimento de 4% em valor nos canais de retalho.

Também no canal Horeca (restaurantes, snacks e cafés, bares, hotéis e fast food) é a categoria mais relevantes, com 809 milhões de euros em vendas totais e um crescimento de 4% no último ano móvel.

Tiago Aranha, client development manager da Nielsen, refere que “os grandes eventos desportivos são um dos fatores que influenciam o consumo de cerveja. Os dados Nielsen demonstram que estes grandes eventos impactam o consumo da categoria, que estará também associado a um maior dinamismo por parte das marcas e retalhistas. A aposta nestes grandes eventos passa por uma estratégia de aproximação aos consumidores a médio e longo prazo e não apenas a pensar no consumo imediato. Não podemos também deixar de referir que existem muitos outros fatores que influenciam o consumo de cerveja, entre os quais as condições climatéricas. Mais de 40% do volume de cerveja é consumido nos meses de junho a setembro, o que significa que o facto de os grandes eventos desportivos serem na sua maioria realizados no verão é benéfico para o consumo de cerveja”.

Impacto nas redes sociais no desporto


As redes sociais são hoje o canal preferido das gerações mais novas, sobretudo, e o Whatsapp é a plataforma mais escolhida para segundo ecrã, quando analisada a liga espanhola.

Em Portugal, analisando os últimos três meses, verificou-se que os três principais clubes de futebol em Portugal geraram mais de 9 milhões de interações no Facebook, tendo os vídeos alcançado 71 milhões de visualizações. A mesma força para plataformas como o Twitter, com mais de 4 milhões de interações e um crescimento de 3% no que se refere ao número de seguidores. O Instagram cresceu 6% e foi responsável por mais de 25 milhões de interações.

“Este crescimento deve-se ao facto de as redes sociais procurarem inovar e estabelecer parcerias que acompanhem as preferências das novas gerações, nomeadamente a aquisição de direitos exclusivos de grandes eventos desportivos, de forma a marcar a diferença e angariar novos seguidores e dar dinâmica às suas plataformas. No último trimestre de 2017, o Twitter lançou mais de mil eventos ao vivo, que representaram 60% do total da audiência. O mesmo está a acontecer com os patrocinadores que estão cada vez mais interativos relacionais e emocionais, procurando assim conquistar as novas gerações”, analisa Cláudio Batista.

A Nielsen Portugal decidiu apresentar a sua mais recente divisão: a Nielsen Sports. Com o Mundial de Futebol FIFA 2018 a decorrer, o selo de garantia de “Official Market Research Provider” permite à Nielsen assumir-se como o “olheiro” das marcas, procurando, através das suas soluções, avaliar os públicos a que chega um grande evento desportivo. Esta solução integrada oferece ainda mais funcionalidades de conhecimento e estratégia tais como conhecer o perfil dos fãs, quais as suas preferências, atitudes e comportamentos e quais as experiências que estes mesmos fãs conseguem vivenciar durante o evento.



Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Em dia de futebol setor da cerveja gera mil milhões

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Em dia de futebol setor da cerveja gera mil milhões

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile