Newsletter
Pesquisa
Hoje é dia de futebol e por isso sinónimo de diversão, sardinhadas e cerveja. O setor cervejeiro é uma das categorias de produto mais impactadas pela realização de grandes eventos desportivos. Segundo a Nielsen Portugal, a cerveja gera mais de mil milhões de euros, continuando a demonstrar ser uma das mais dinâmicas, e atingindo, no último ano, um crescimento de 4% em valor nos canais de retalho.
Também no canal Horeca (restaurantes, snacks e cafés, bares, hotéis e fast food) é a categoria mais relevantes, com 809 milhões de euros em vendas totais e um crescimento de 4% no último ano móvel.
Tiago Aranha, client development manager da Nielsen, refere que “os grandes eventos desportivos são um dos fatores que influenciam o consumo de cerveja. Os dados Nielsen demonstram que estes grandes eventos impactam o consumo da categoria, que estará também associado a um maior dinamismo por parte das marcas e retalhistas. A aposta nestes grandes eventos passa por uma estratégia de aproximação aos consumidores a médio e longo prazo e não apenas a pensar no consumo imediato. Não podemos também deixar de referir que existem muitos outros fatores que influenciam o consumo de cerveja, entre os quais as condições climatéricas. Mais de 40% do volume de cerveja é consumido nos meses de junho a setembro, o que significa que o facto de os grandes eventos desportivos serem na sua maioria realizados no verão é benéfico para o consumo de cerveja”.
Impacto nas redes sociais no desporto
As redes sociais são hoje o canal preferido das gerações mais novas, sobretudo, e o Whatsapp é a plataforma mais escolhida para segundo ecrã, quando analisada a liga espanhola.
Em Portugal, analisando os últimos três meses, verificou-se que os três principais clubes de futebol em Portugal geraram mais de 9 milhões de interações no Facebook, tendo os vídeos alcançado 71 milhões de visualizações. A mesma força para plataformas como o Twitter, com mais de 4 milhões de interações e um crescimento de 3% no que se refere ao número de seguidores. O Instagram cresceu 6% e foi responsável por mais de 25 milhões de interações.
“Este crescimento deve-se ao facto de as redes sociais procurarem inovar e estabelecer parcerias que acompanhem as preferências das novas gerações, nomeadamente a aquisição de direitos exclusivos de grandes eventos desportivos, de forma a marcar a diferença e angariar novos seguidores e dar dinâmica às suas plataformas. No último trimestre de 2017, o Twitter lançou mais de mil eventos ao vivo, que representaram 60% do total da audiência. O mesmo está a acontecer com os patrocinadores que estão cada vez mais interativos relacionais e emocionais, procurando assim conquistar as novas gerações”, analisa Cláudio Batista.
A Nielsen Portugal decidiu apresentar a sua mais recente divisão: a Nielsen Sports. Com o Mundial de Futebol FIFA 2018 a decorrer, o selo de garantia de “Official Market Research Provider” permite à Nielsen assumir-se como o “olheiro” das marcas, procurando, através das suas soluções, avaliar os públicos a que chega um grande evento desportivo. Esta solução integrada oferece ainda mais funcionalidades de conhecimento e estratégia tais como conhecer o perfil dos fãs, quais as suas preferências, atitudes e comportamentos e quais as experiências que estes mesmos fãs conseguem vivenciar durante o evento.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.