ghost image socials
A opinião de Nuno Pinto de Magalhães
Em defesa do Canal Horeca!
11 de maio de 2020
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Em defesa do Canal Horeca!
Nuno Pinto Magalhães
Diretor de Comunicação e Relações Institucionais da SCC

O sector de turismo, onde se incluem, com grande relevância, a Hotelaria e os Estabelecimentos de restauração e bebidas, vulgo canal Horeca, representou em 2019 um contributo de quase 9% para o PIB de Portugal.

 

O canal Horeca, também conhecido por consumo fora de casa ou pela classificação da Nielsen Incim, representa no nosso negócio de cerveja, mais de 65% do valor de vendas no mercado nacional.

 

Ora, este mercado encerrou ou público, decorrente da declaração do estado de emergência em 18 de Março, subsistindo de forma residual alguns clientes, abraçando soluções como o takeway e/ou as entregas ao domicílio. A reabertura aos clientes presenciais destes estabelecimentos, segundo indicação do Governo, acontecerá a 18 de Maio, com a indicação de lotação a 50%, funcionamento até às 23 h e mais condições específicas a regular.

 

Mas estes dois meses de encerramento marcarão de forma irrefutável este dinâmico sector e os seus operadores, em todas as variáveis, deixando alguns pelo caminho, que não voltarão a abrir.

 

Desejamos que o número dos que não sobrevivam à crise seja residual, e os outros, esperando que sejam a grande maioria, que se reinventem, garantindo um equilíbrio entre a saúde pública, enquanto esta pandemia não estiver debelada, e a sobrevivência do seu negócio.

 

Como é normal, o regime de confinamento e as razões que levaram a tal, provocaram e provocam medo nos consumidores: Medo daquilo que não controlamos, medo do desconhecido, medo de nós próprios e dos outros, medo pelo falta de segurança sanitária em equipamentos e instalações, medo de nos relacionar socialmente.

 

Este será um grande desafio para todos nós, como consumidores: como reganhar a confiança e irmos a estabelecimentos de restauração e bebidas? E a esses espaços, o desafio que se impõe é ajudar os seus clientes a ter essa confiança.

 

Para isso, para além da garantia de implementar procedimentos nos espaços Horeca que minimizem o risco de contágio, algo que a que a AHRESP e as Autoridades nacionais estão a definir como implementar e como implementar a necessária fiscalização de forma adequada e proporcionada, estou certo que os consumidores , a começar pelos Portugueses, com a resiliência e capacidade de adaptação tão própria e já diversas vezes demonstrada, arranjarão  maneira de dar a volta, reganhando confiança e, assim aos poucos, voltarmos a atingir a normalidade do nosso dia-a-dia, do qual faz parte tão importante o canal Horeca.

 

Com a expetativa de menos receitas e mais custos de contexto, e ainda sob a ameaça de uma segunda ou terceira vagas da pandemia, antes de haver uma vacina disponível, será necessário que todos os ajudemos dentro dos papéis que desempenhamos:


Os clientes consumindo;

Os fornecedores, onde se inclui a SCC, apoiando os estabelecimentos;

As autoridades governamentais viabilizando apoios;

As autarquias não burocratizando licenciamentos;

As seguradoras e a banca a apoiarem e financiarem o negócio, dentro do possível e com as garantias e  limites razoáveis.

 

O objectivo em vista terá de ser sempre o de suster este sector que não é apenas importante para a economia nacional como também se trata de um embaixador turístico da maneira de ser e de estar de Portugal e dos Portugueses, promovendo os simples prazeres da vida e do seu quotidiano.

Artigos Relacionados

Nova modalidade de pacote
28 de setembro de 2020
Pessoas & Lugares
A opinião de Bruno Batista
26 de setembro de 2020
Opinião

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba os temas e as notícias que são realmente importantes para si

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Empower Brands Community Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

fechar

X

Faça parte da nossa comunidade!

A comunicação positiva e o jornalismo inspirador nunca foram tão relevantes para a gestão da sua empresa. Apoie a produção dos nossos conteúdos e dos nossos projetos fazendo parte de uma comunidade que promove o conhecimento, o valor das marcas e a economia sustentável.


Saiba como se tornar membro ou subscritor. Seja bem-vindo à Empower Brands Community e ao Imagens de Marca.

SUBSCREVER

Obrigado, consulte o seu email.