Em busca da economia perdida da Publicidade

Pesquisa

A opinião de Alberto Rui Pereira
Em busca da economia perdida da Publicidade
22 de Julho de 2019
Em busca da economia perdida da Publicidade
Em busca da economia perdida da Publicidade
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Em busca da economia perdida da Publicidade
Alberto Rui Pereira
CEO IPG Mediabrands Portugal

A evolução do mercado publicitário é condicionada por uma série de fatores, entre os quais se destacam o enquadramento macroeconómico e o nível de confiança dos consumidores e das empresas.

Mesmo sendo inegável que uma parte significativa do crescimento do PIB em Portugal está a ser alavancada pela componente de exportações (sem impacto direto na dinâmica do mercado publicitário nacional), seria expectável que o reforço do consumo privado fosse ao mesmo tempo um reflexo e um estímulo da dinâmica da atividade publicitária.

Após a queda bastante acentuada verificada entre 2009 e 2012, o mercado publicitário tem vindo a recuperar gradualmente desde 2013, devendo terminar em final de 2019 com uma dimensão idêntica a 2009. Falamos, portanto, de uma década “perdida” em termos da evolução do volume desta indústria, em simultâneo com uma transformação muito significativa nas estruturas e modelos de negócio dos vários stakeholders (anunciantes, agências e publishers).

Neste jogo de expectativas, assistimos à convivência de 3 tipos de estratégias com resultados muito diferentes no que toca à construção de valor para as marcas:
- proativas, com vista a dinamizar as respetivas categorias por via da inovação de produto e com reforço da presença na componente digital
- reativas, em resposta às ações e campanhas das marcas concorrentes
- defensivas, focadas em objetivos de negócio de curto prazo, com transferências de budgets de media para canal trade em apoio a atividades promocionais cada vez mais agressivas.

Analisando o 1º semestre deste ano, verifica-se um crescimento na ordem dos 2% face ao período homólogo do ano anterior. A TV continua a representar mais de 50% dos investimentos no mercado publicitário nacional, seguida pelo meio digital e pela publicidade exterior, ambas com reforço da respetiva importância face a 2018.O digital terá conquistado mais 2 pontos de quota, enquanto que o meio exterior tem apresentado uma crescente dinâmica.

Em termos de setores, no top10 de investimento acumulado até Maio temos a indústria automóvel, o comércio, indústria alimentação, indústria farmacêutica, higiene pessoal, serviços e equipamentos de comunicação, artigos e serviços recreativos e culturais, bancos, higiene do lar e bebidas. Face ao acumulado de 2018, de destacar o crescimento mais acentuado dos sectores de comércio, indústria automóvel, indústria alimentação e serviços e equipamentos de comunicação.

As últimas previsões MAGNA Global apontam para um crescimento de 5% em 2019 no mercado português vs 4% no conjunto dos 16 países analisados na Europa. Em Portugal, o digital deverá crescer na ordem dos 12%, com reforço do share de vídeo e social (vs search e display).

Apesar do abrandamento previsto no ritmo de crescimento económico de Portugal (as últimas projeções Banco Portugal apontam para variações do PIB de 1.7 em 2019 e 1.6 em 2020, versus 2.1 em 2018), a gradual melhoria de condições de poder de compra das famílias e o reforço do otimismo dos consumidores deverá contribuir nos próximos tempos para uma recuperação mais acentuada do mercado publicitário.

O ano de 2020 será marcado por vários eventos (Campeonato Europeu de Futebol, Rock in Rio, Jogos Olímpicos) que deverão igualmente reforçar o desejável entusiasmo em torno da atividade publicitária.

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Em busca da economia perdida da Publicidade

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Em busca da economia perdida da Publicidade

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile