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A EDP Brasil e a famosa fabricante aeronáutica
Embraer uniram-se numa parceria para a pesquisa e desenvolvimento de um avião
suportado por tecnologia de propulsão 100% elétrica.
O
projeto envolve a investigação de um sistema de armazenamento e recarga de
energia que usará o EMB-203 Ipanema como modelo de testes - este protótipo, que
já está em desenvolvimento, deverá fazer o seu primeiro voo de demonstração em
2021.
As duas empresas pretendem assim, em conjunto, testar a aplicabilidade de
baterias de alta tensão no sistema de propulsão elétrico de um avião de pequeno
porte. Este é um dos principais desafios do projeto e quem vem complementar as
pesquisas que a Embraer já tem em curso. O objetivo agora é acelerar o
conhecimento das tecnologias necessárias à utilização e integração de baterias
e motores elétricos e, com isso, contribuir para aumentar a eficiência
energética dos sistemas propulsivos das aeronaves.
"A
EDP tem como propósito liderar a transição energética para uma economia de
baixo carbono", explica em comunicado Miguel Setas, presidente da EDP no
Brasil. "Esta parceria com a Embraer no desenvolvimento do seu primeiro
avião demonstrador de tecnologia de propulsão 100% elétrica representa uma nova
fronteira do nosso investimento em mobilidade elétrica, contribuindo para
posicionar o Brasil como um player de ponta neste mercado".
O
processo de eletrificação da aviação faz parte de um conjunto de esforços que a
Embraer e outras empresas do setor aeronáutico no sentido de cumprir
compromissos de sustentabilidade ambiental, entre os quais as metas de redução
de emissões de carbono. Os primeiros ensaios do avião elétrico já começaram,
com a demonstração de um avião de pequeno porte, monomotor, no qual as equipas
fazem a avaliação primária das tecnologias de eletrificação. Peso, eficiência e
qualidade da energia, controlo e gestão térmica, ciclos de carregamento,
descarga e segurança são alguns dos indicadores mais relevantes que estão a ser
avaliados nesta operação.
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