Newsletter
Pesquisa
A EDP Distribuição premiou os melhores projetos do “Hack The Electron”, uma maratona de aprofundamento de ideias e criação de projetos, realizada em parceria com a EDP Inovação e a Taikai. Esta iniciativa teve o intuito de estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras para as Energy Box, de forma a tirar o melhor partido do potencial que estes novos equipamentos, que estão a substituir os atuais contadores, oferecem aos utilizadores da rede.
O chamado Hackathon, que arrancou a 15 de maio e tinha em jogo um total de 15 mil euros em prémios, foi constituído por duas competições que decorreram durante o mês de junho. 135 programadores, estudantes, empreendedores, engenheiros e criadores de startups participaram nesta iniciativa através da constituição de 45 equipas e do desenvolvimento de inúmeros projetos que passaram pelo crivo da EDP Distribuição. Os 8 melhores projetos de cada competição foram apresentados publicamente no evento que decorreu no dia 4 de julho, no Museu da Eletricidade, em Lisboa.
Na primeira, os participantes tiveram acesso a um conjunto de dados totalmente anónimos e descaracterizados de clientes domésticos, tais como a potência contratada, o tipo de tarifa e a tipologia de ligação e o consumo, com o propósito de pensar, desenvolver e criar protótipos de serviços que pudessem gerar valor para o consumidor final. O primeiro lugar foi atribuído à equipa “Energy Army Knife”, que desenvolveu uma plataforma de apoio à decisão para os consumidores de eletricidade.
Na segunda competição, as equipas receberam um kit Energy Box para que pudessem desenvolver soluções inovadoras com base nos dados que estão disponíveis e acessíveis em tempo real nesses equipamentos. O primeiro lugar desta prova foi atribuído à equipa “Zews”, ao propor a melhoria na eficiência do sistema fotovoltaico, tirando partido dos dados da rede energética inteligente.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.