
Newsletter
Pesquisa

De acordo com um comunicado de imprensa enviado às redações, Francisco Pinto Balsemão foi uma figura central na defesa da liberdade e um apologista da liberdade de imprensa e de expressão, tendo marcado a história de Portugal nas últimas décadas. Fundou o Expresso, em 1973, e lançou a primeira televisão privada em Portugal, a SIC, em 1992, entre outros projetos editoriais.
O comunicado sublinha ainda que Balsemão fundou o Partido Social Democrata em 1974, sendo o seu militante número 1, e exerceu o cargo de Primeiro-Ministro de Portugal entre 1981 e 1983. Durante os seus mandatos, foram implementadas medidas consideradas fundamentais para a consolidação da democracia no país, como o fim do Conselho da Revolução, a Revisão Constitucional de 1982, a criação do Tribunal Constitucional e o avanço das negociações para a adesão de Portugal à CEE.
Francisco Pinto Balsemão morreu a 21 de outubro de 2025, aos 88 anos. Segundo o comunicado, a mudança de nome do edifício pretende “homenagear a memória e o legado de uma das personalidades mais influentes da comunicação social e da vida política portuguesa”.
Artigos Relacionados
fechar

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.