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A easyJet acaba de anunciar a parceria para um programa de manutenção, de cinco anos, com a Airbus que pretende antecipar falhas técnicas de aviões antes mesmo de ocorrerem.
A tecnologia baseia-se na plataforma de dados Skywise da Airbus, que permitirá aos engenheiros da easyJet intervir e substituir peças antes da falha do componente, evitando, assim, que os passageiros sofram atrasos e cancelamentos.
“O nosso investimento na plataforma Skywise pode realmente fazer uma diferença tangível para milhares de passageiros ao beneficiar do poder do Big Data para reduzir atrasos. Isso irá transformar a maneira como preservamos e operamos os nossos aviões, com o objetivo de eliminar atrasos devido a falhas técnicas"”, afirmou Johan Lundren, CEO da easyJet.
O movimento faz parte do objetivo da easyJet de eliminar atrasos causados por problemas técnicos. Estes baixaram de 10 por 1000 voos, em 2010, para pouco mais de três por 1000 voos e o objetivo a longo prazo da companhia é chegar a zero.
“A easyJet está a liderar a indústria no uso de dados e inteligência artificial para melhorar a sua eficiência, bem como em outras partes da companhia aérea, onde a sua utilização pode reduzir custos, melhorar a satisfação do cliente e aumentar a receita”, refere o CEO da easyJet.
O novo programa baseia-se no sucesso de um teste da plataforma. Inicialmente, o foco estava em apenas três questões técnicas específicas em 85 aeronaves da frota da easyJet. O Skywise previu 31 falhas técnicas que permitiram à easyJet remover componentes antes de ocorrer uma falha.
Isso permitiu que, pelo menos 31 voos - que teriam transportado mais de 4.400 passageiros - operassem dentro do cronograma previsto, que de outra forma teria sido interrompido. Se a falha tivesse ocorrido num aeroporto remoto, o atraso poderia levar a um atraso noturno e causar atrasos noutros voos.
O Skywise permitirá analisar dados de outros componentes nos aviões da easyJet, graças à instalação das operações de voo recém-lançadas pela Airbus e do trocador de manutenção FOMAX - que conseguirão recolher 60 vezes mais dados que os sistemas existentes. O novo equipamento será instalado na frota da easyJet até o verão de 2019, permitindo à easyJet recuperar, a cada ano, cerca de 800 gigabytes de dados de até 24.000 parâmetros diferentes.
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