ghost image socials
Toyota está a trabalhar nesse sentido
E se existissem robôs capazes de ajudar nas tarefas domésticas?
9 de outubro de 2019
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
E se existissem robôs capazes de ajudar nas tarefas domésticas?
Ema Gil Pires
Jornalista

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e com um enorme fascínio pelo mundo da música e do desporto. Descobrir novas histórias e temáticas inovadoras é algo que lhe desperta um grande interesse, tal como dar a conhecê-las àqueles que a rodeiam.

Com recurso à realidade virtual, o Toyota Research Institute encontra-se neste momento a treinar robôs de forma a que estes sejam capazes de ajudar os humanos nas tarefas domésticas. No vídeo concebido de forma a apresentar este projeto, vemos a forma como estes robôs podem ser programados para efetuar tarefas domésticas específicas, tais como limpar o chão, segurar objetos ou simplesmente abrir a porta de um armário.

Tal será possível depois do aparelho ter sido informados de quais os aparelhos que se configuram como importantes para a sua missão, tendo necessidade de ser informado acerca da forma como deve agir perante eles. O projeto desenvolvido com essa finalidade tem dado aos investigadores a possibilidade de verem o que estes aparelhos veem a cada momento, através de sensores que permitem a visualização em 3D.

Apesar de se tratar apenas de um protótipo e de ter ainda muito por onde evoluir, este aparelho apresenta já a capacidade de memorizar uma tarefa mal esta lhe tenha sido ensinada, podendo assim ser repercutida em situações futuras.

Artigos Relacionados

Em 7 segundos
18 de outubro de 2019
Criatividade
Plataforma para os mais novos
18 de outubro de 2019
Criatividade
Novo estudo mostra os resultados
18 de outubro de 2019
Tendências & Tecnologia

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu e-mail as notícias mais quentes da área.

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Cristina Amaro Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.