Newsletter
Pesquisa
Faça parte do futuro do Imagens de Marca
O rigor, a relevância e a criatividade estão
presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o
jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.
Apoie a missão de empoderamento das marcas,
das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.
O anúncio foi feito em antecipação do Dia da Livraria e do Livreiro, que se celebra em Portugal no próximo dia 30 de novembro.
A Meta apresentou uma iniciativa no Facebook, Instagram e WhastApp criada exclusivamente para apoiar as livrarias portuguesas. O projeto chama-se #ApoiamosBoasIdeias e inclui um centro de recursos, formação e um guia para ajudar as livrarias portuguesas a acelerarem a sua transformação digital e adaptarem a sua estratégia de negócio ao novo cenário socioeconómico.
Durante a pandemia, com as livrarias fechadas, os livreiros recorreram à venda online, criando websites e redes sociais com serviços de pagamentos e entrega, que se mantiveram até hoje. No entanto, as livrarias ainda não deram o salto na transição digital. Segundo um estudo da Gfk, divulgado pela APEL, mais de 73% das vendas de livros em Portugal são em lojas físicas, e apenas 14,7% são através de vendas online.
Segundo um inquérito recente da Ipsos, o The 2022 Small Business Research Study, às PME, 72% das PME inquiridas em Portugal confirmaram que utilizaram os produtos da Meta para alcançar novos públicos. Com base nestes resultados, “a empresa desenvolveu um guia para as livrarias locais e independentes seguirem esta tendência das PME portuguesas, e potenciarem a divulgação e a venda nas suas plataformas online: 'Ferramentas da Meta para as Livrarias’. O guia, que pode ser acedido de forma totalmente gratuita, é parte integrante da mais recente iniciativa da Meta em Portugal para ajudar as pequenas e médias empresas. Está dividido em três secções - Facebook, Instagram e WhatsApp.” – lê-se no comunicado da Meta.
Além do guia, a iniciativa #ApoiamosBoasIdeias inclui um centro de recursos, cursos de formação focados na digitalização e uma ferramenta gratuita de diagnóstico digital para avaliar a estratégia digital do negócio e disponibilizar um plano de ação personalizado de acordo com as necessidades específicas da empresa avaliada.
O guia 'Ferramentas da Meta para as Livrarias’ inclui ainda um segmento dedicado ao WhatsApp porque é, cada vez mais, um recurso utilizado pelas empresas, segundo a dona do Facebook. O estudo comprova que as pessoas valorizam a comunicação direta com os negócios - 32% utilizaram produtos de mensagens da Meta para contactar lojas; e 21% utilizaram durante o Natal o WhatsApp para esclarecer dúvidas.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.