ghost image socials

Pesquisa

No âmbito do projeto EXIT
Documentário ilustra a realidade do sistema de prostituição
30 de Julho de 2021
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Documentário ilustra a realidade do sistema de prostituição

Nota da direção editorial:

O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


“O Consentimento Não Se Compra” é o conceito que está por detrás de um novo documentário que pretende mostrar como o sistema da prostituição promove a violação dos direitos humanos daqueles que nele estão inseridos.


Em causa está uma obra promovida pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres que, tal como é esclarecido em comunicado de imprensa, pretende ilustrar “sem maquilhagem, sem vozes distorcidas ou eufemismos, a realidade do sistema de prostituição que afeta desmesuradamente as mulheres e jovens em situações vulneráveis”.


Estando disponível no canal de YouTube da referida plataforma, o documentário apresenta “o testemunho na primeira pessoa de uma sobrevivente portuguesa do sistema de prostituição, e que agora trabalha no apoio a mulheres traficadas para fins de exploração sexual”, refere a mesma nota. Por outro lado, o filme engloba ainda os testemunhos de organizações portuguesas que prestam apoio no terreno às pessoas em situação de prostituição.


Ana Sofia Fernandes, presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, refere que “ainda há muito pouco esclarecimento em Portugal sobre o sistema de prostituição e, por isso, perpetuam inúmeros mitos em torno da legalização da prostituição como forma de maximizar os Direitos Sociais e Humanos destas mulheres e jovens, o que é uma verdadeira quimera”.


Este documentário surge, assim, numa altura em que, dentro do contexto da União Europeia, 62% do tráfico de seres humanos ocorre para fins de exploração sexual, com 95% das vítimas a serem mulheres e raparigas.


O documentário foi produzido no âmbito do EXIT | Direitos Humanos das Mulheres a Não Serem Prostituídas, um projeto que pretende ajudar a compreender como funciona o sistema da prostituição, bem como a violência inerente ao mesmo.

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Image

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Image

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Empower Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.