Newsletter
Pesquisa
Foi no Montes Claros Lisbon Secret Spot que a New Creativity aproveitou o marco dos cinco anos para dar a conhecer a sua nova identidade. O momento serviu não só para apresentar o rebranding, mas também para afirmar o que a agência quer ser daqui em diante: uma parceira próxima, humana e transformável.
Nuno Simões, diretor-geral e fundador, começa por explicar ao Imagens de Marca, que esteve presente na apresentação, que a mudança resulta de um processo de reflexão interna e externa. “Foi muito a reflexão dos últimos cinco anos”, afirma, acrescentando que a agência olhou para a sua própria perceção, mas também para o que o mercado pensa dela. “Este rebranding é muito mais do que mudar um logótipo, mudar uma cor ou mudar a fonte. Para nós é um statement, é precisamente o que queremos que o mercado veja de nós, como queremos relacionar-nos com todos os stakeholders”, frisa ainda.
A nova identidade traduz-se, assim, em múltiplas expressões, porque, nas palavras do responsável, “a identidade [da New Creativity] é a relação que temos com os clientes e com os parceiros”. Nuno Simões sublinha que não há distinção entre clientes, fornecedores ou parceiros: “Para nós todos são parceiros, todos são importantes no negócio e nós não conseguimos entregar um bom serviço a um cliente se não tivermos bons parceiros connosco”, denota.
Essa visão traduz-se numa nova identidade da agência que, tal como na prática, coloca todos no centro da sua atividade. “É muito mais relacional e muito mais humana. É humanizar a relação que temos e afirmar isso na nossa marca. É levar este relacionamento com todos os stakeholders para dentro da nossa identidade”, destaca.
Uma “All In Agency”
A estratégia da New Creativity assenta agora numa assinatura clara: “All In Agency”. Como explica o fundador, “tudo o que o cliente precise, nós resolvemos. Ou in-house ou com ajuda de parceiros. Conseguimos ser uma extensão do departamento de marketing, de comunicação, de recursos humanos, e damos todo o tipo de serviço, chave na mão”. A proximidade chega a tal ponto que, na ótica de Nuno Simões, “quase que assumimos os objetivos de vendas dos clientes. É quase como uma família, é uma ligação muito próxima”.
Pedro Ribeiro, diretor criativo da agência, reforça esta perspetiva ao explicar ao Imagens de Marca a escolha da nova assinatura: “A resposta que a agência dá aos problemas e desafios dos clientes não são fórmulas pré-formatadas. Vamos sempre à procura da melhor ferramenta e da resposta que o cliente mais precisa para atingir os seus objetivos. É por isso que esta agência põe tudo, aposta tudo — daí o ‘All In Agency’”.
Para o criativo, esta filosofia é também uma questão de empenho: “’All In’ é uma expressão das apostas, de apostar tudo, e é isso que esta agência faz — aposta tudo para dar sempre a melhor resposta possível”.
Um nome amplo para uma identidade em movimento
A transformação da identidade gráfica está ligada à própria amplitude do nome. “New Creativity é extremamente amplo. Se perguntarmos a 100 pessoas diferentes, se calhar vão todas dizer uma coisa diferente. Então porque não assumir isto mesmo, que é tudo? Vamos preencher este nome”, explica Pedro Ribeiro.
Essa abertura reflete-se no logótipo, que não é estático, mas mutável. “Tem uma base, um ponto de partida e de chegada, mas pelo meio pode levar tudo o que nós quisermos lá dentro. Hoje em dia, já não há praticamente nenhuma marca que não seja pensada em termos de animação, motion design. É quando vemos a marca a expressar-se em meios audiovisuais que percebemos essa transformação”, esclarece.
No evento, essa diversidade foi deixada no ar: “Já dá para perceber que os comportamentos são muito diversos e mesmo quando está em estático pode aparecer de diferentes maneiras”.
Olhar para os próximos 20 anos
Questionado sobre a divulgação deste rebranding, Nuno Simões aponta para uma aposta forte no digital: “Para além deste evento, vamos comunicar nas redes sociais. É muito digital”. Também Pedro Ribeiro confirmou que a comunicação se fará “sobretudo em digital e em eventos como este”.
Se o marco dos cinco anos serviu para dar a conhecer a nova identidade, o futuro está já no horizonte da agência. “É um dia para mostrar para os nossos clientes, parceiros, fornecedores e potenciais clientes aquilo que somos hoje, mas também para olharmos para o futuro. Queremos que esta viagem dure mais 20 anos”, conclui Nuno Simões.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.