Newsletter
Pesquisa
Ao longo dos três dias de festival, a marca não se limitou a brindar os festivaleiros com cerveja, mas também com inovação tecnológica, compromisso ambiental e impacto social positivo.
A Heineken® voltou a marcar presença no NOS Alive 2025 e deixou uma forte pegada de sustentabilidade naquela que é considerada uma das maiores celebrações de música em Portugal.
No bar central da marca, todas as cervejas foram servidas com recurso ao equivalente da energia solar produzida no recinto. No total, os 119 painéis solares instalados — distribuídos pelos bares Heineken, no bar central e no Heineken Stand — geraram 2.192 kWh de energia limpa, permitindo que 52% das cervejas de pressão fossem tiradas com energia solar, mais 16 pontos percentuais do que em 2024.
De acordo com um comunicado enviado às redações, a inovação passou ainda pela introdução de painéis solares bifaciais, que captam energia em ambos os lados para um aproveitamento mais eficiente, e pela instalação de quatro baterias de armazenamento de energia, quadruplicando a capacidade em relação ao ano anterior e alcançando os 63 kWh de armazenamento.
Esta solução teve como objetivo garantir que fosse possível servir cerveja com energia solar em qualquer momento do festival, mesmo à noite, reforçando a ambição de uma experiência sustentável de ponta a ponta.
A Heineken® aliou também a sustentabilidade ao impacto social. No total, foram recolhidos 23.704 copos reutilizáveis, que agora serão convertidos em donativos para apoiar três causas: a Brigada do Mar, a Casa do Artista e a associação Mundo Feliz. Desta forma, cada gesto de consumo transformou-se num contributo direto para projetos de caráter social e ambiental, aproximando ainda mais a marca da comunidade e dos valores de responsabilidade partilhada.
Além disso, o esforço da marca não passou despercebido. Segundo o relatório Brand Sponsor da Scopen 2025, 58% dos festivaleiros identificaram ações de sustentabilidade no NOS Alive. Entre esses, a Heineken® destacou-se espontaneamente para 36% dos inquiridos como parceiro de sustentabilidade do festival — um aumento de 8 pontos percentuais face a 2024. Esta performance colocou a marca na terceira posição do ranking de parceiros mais associados à sustentabilidade, apenas atrás da Hyundai e da Galp (41%).
Grande parte deste reconhecimento está associado ao impacto visível da iniciativa do copo reutilizável, mas também à forma como a marca comunicou a ligação entre tradição cervejeira, energia solar e compromisso ambiental.
A presença e estratégia da Heineken® foram acompanhadas pelo Imagens de Marca, cuja equipa esteve no NOS Alive a captar os bastidores da ativação. Na reportagem, foi apresentado o conceito Heineken Star Experience, um espaço imersivo que ofereceu aos visitantes uma viagem sensorial à volta da tradição cervejeira e da ligação à música.
Além da experiência, a peça destacou também a forte aposta da marca na sustentabilidade, nomeadamente a utilização da energia solar para a produção e distribuição da cerveja no recinto. Esta ligação entre música, consumo consciente e inovação verde sublinhou o posicionamento da Heineken® como referência na integração de práticas sustentáveis nos maiores eventos culturais do país.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.