Dimensões de Marca e Tendências Atuais

Pesquisa

A opinião de António Jorge
Dimensões de Marca e Tendências Atuais
23 de Setembro de 2022
Dimensões de Marca e Tendências Atuais
Dimensões de Marca e Tendências Atuais
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Dimensões de Marca e Tendências Atuais
António Jorge
Consultor, Executivo e Docente Universitário

Faça parte do futuro do Imagens de Marca

O rigor, a relevância e a criatividade estão presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.

Apoie a missão de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.

Uma marca é uma ideia, uma memória, uma imagem, uma perceção por parte do conjunto de stakeholders que por ela se interessam e com ela interagem. É na cabeça dos stakeholders que a marca existe.

 

Na organização que a detém não passa de um nome, um logotipo e de um conjunto de intenções e atividades que se pretende que ao serem executadas criem valor.


A construção mental e o valor criado pelos stakeholders deriva fundamentalmente de 2 elementos: as atividades desenvolvidas pelos seus stakeholders em torno da marca e a sua capacidade, enquanto seres humanos, para processar os estímulos decorrentes da vivência dessa experiência.


Se a empresa controla a maioria das ações da marca por via das atividades dos seus colaboradores, das compras ao marketing, passando pelas vendas; já os restantes stakeholders são livres de atuar e pensar.

Por outro lado, uma organização cria e desenvolve uma marca com o objetivo de gerar valor e esse valor está exatamente no cérebro dos stakeholders nas formas já explicadas. Assim as ações de marca realizadas pela empresa devem ser consentâneas com as preferências dos seus stakeholders.


Então a marca é uma entidade viva e adaptável aos tempos em que é relevante.


Estas adaptações ocorrem nas várias dimensões que compõem uma marca. Prolongando no tempo esta ideia e assumindo que uma marca pode “viver eternamente” adaptando-se e sendo relevante, então podemos dizer que as suas dimensões serão infinitas.


É neste contexto que interessa compreender as dimensões que se apresentam mais relevantes atualmente:


· Marca sustentadamente responsável, é uma marca que considera fundamental ter um papel, um contributo, para um mundo melhor em todas as dimensões da sustentabilidade e fá-lo de uma forma sustentada e integrada em toda a sua cadeia de valor e em todas as suas atividades.


· Marca com um propósito, é uma marca que compreendo a necessidade de um contributo autêntico para as grandes problemáticas mundiais e, estando consciente das suas limitações de atuação, elege uma temática, ou um dos problemas do mundo onde decide ajudar e contribuir para a sua resolução.


· Marca com comunicação bidirecional, é uma marca que não tem medo de perder o controlo de tudo o que se diz sobre ela e aceita uma relação biunívoca com os seus stakeholders. Implica uma conduta irrepreensível a fim de evitar críticas que destruam valor.


· Honestidade e Humildade, é uma marca que fala verdade e é humilde para aprender com quem fala e se interessa por ela.

 

Arrisco-me a dizer que uma marca para estar devidamente adaptada aos nossos tempos e ser relevante, principalmente para as gerações mais jovens, tem de perseguir coerentemente todas estas dimensões.



Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Dimensões de Marca e Tendências Atuais

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Dimensões de Marca e Tendências Atuais

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile