Digitalks debateu tendências do marketing digital

Pesquisa

Em Lisboa
Digitalks debateu tendências do marketing digital
21 de Março de 2019
Digitalks debateu tendências do marketing digital
Digitalks debateu tendências do marketing digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Digitalks debateu tendências do marketing digital

Aquele que é conhecido por ser o principal evento de negócios digitais do Brasil chegou pela primeira vez a Portugal para debater as tendências mais atuais ao nível das estratégias e ferramentas relacionadas com o universo do marketing digital. Entre os vários temas discutidos nos dois dias que ocuparam o Expo Fórum Digitalks 2019, que decorreu no Fórum Tecnológico do LISPOLIS a 20 e 21 de março, esteve em destaque a temática do consumidor.

Numa era em que o consumidor deve ser encarado como o “protagonista” das estratégias de marketing das empresas, as marcas devem trabalhar no sentido de construir uma reputação favorável e de ganhar a confiança dos seus consumidores. Mas, numa era em que os próprios clientes têm a possibilidade de produzirem conteúdo por si próprios, que querem mostrar as suas vivências e que partilham conteúdo relacionado com estas marcas, surgem desafios acrescidos para estas empresas.

Como refere o CEO da plataforma online de reclamações intitulada Reclame Aqui, Edu Neves, é o próprio consumidor que passa a ter o poder de dizer se a estratégia empenhada por uma marca está a ser, ou não, bem-sucedida. Nesse sentido, é necessário que estas marcas se mostrem relevantes para o consumidor, sendo o estabelecimento de uma relação de igualdade entre empresa e cliente uma estratégia bastante proveitosa a esse nível.



Numa altura em que o Consumer Experience apresenta uma cada vez maior relevância para as empresas, as quais tentam desta forma tentar perceber aquilo que o cliente pensa em cada momento da sua vida, tal como aponta Maria João Anastácio, responsável de Consumer Experience da TAP, torna-se cada vez mais importante oferecer boas experiências aos consumidores através do digital, na medida em que 90% destes clientes desejam usufruir de uma experiência sem qualquer tipo de fricção.



De facto, não existe qualquer empresa relevante que não possua qualquer tipo de presença no meio digital, sendo importante para as marcas estarem presente em todos os momentos de compra dos seus consumidores. Tal como apresentado por Adriana Lima, business development manager Google, para que tal aconteça é imprescindível conhecer os seus clientes ao pormenor, sendo o Google Analytics, nesse sentido, uma ferramenta que apoia estas empresas a analisar o que pode ser uma boa estratégia de marca a nível digital.

Por isso torna-se necessário analisar as audiências para além de um nível demográfico, sendo importante compreender os consumidores ao nível dos seus gostos e do momento da vida pelo qual estes estão a passar, de forma a que as empresas consigam impactar um determinado tipo de pessoas com os seus produtos e serviços, estando a Google a trabalhar no sentido de refinar cada vez mais esta análise, avança a representante da marca.



Naquela que é conhecida por ser a Era do Mobile First, um dos maiores desafios sentidos pelas empresas na atualidade passa por entender de que forma devem ingressar no universo mobile. Uma das principais alternativas que Daniel Galvão, CWO da CRP Mango, apresenta para as apps tradicionais passa pela PWA (Progressive Web App), que se distingue de uma aplicação nativa pela sua capacidade de ser executada em várias plataformas, independentemente do sistema operativo e através do browser, sendo uma ferramenta simples, acessível e user friendly.



Apesar de este ter sido o primeiro evento a decorrer em território nacional, o CEO da Digitalks, Flávio Horta, avança que este foi apenas o primeiro de um conjunto de eventos programados para Portugal, um dos quais poderá acontecer ainda este ano.


Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Digitalks debateu tendências do marketing digital

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Digitalks debateu tendências do marketing digital

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile