Newsletter
Pesquisa
O Dia Internacional do Marketing, que tem como objetivo enaltecer a importância e o impacto decisivo deste setor no mundo empresarial, assinalou-se hoje, dia 27 de maio.
Para marcar esta data, o Imagens de Marca esteve à conversa com Carlos Sá, presidente da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM), para debater os principais desafios e oportunidades que o marketing enfrenta atualmente, as tendências emergentes, o impacto da inteligência artificial e o potencial transformador deste setor para promover um consumo mais consciente e sustentável.
De acordo com Carlos Sá, o papel do marketing “está a mudar muito”. “Eu acho que nós todos temos consciência que o papel, a função, aquilo que o marketing é hoje em dia nas organizações, nas empresas, é muito diferente do que era há 5 anos e seguramente muito diferente do que era há 10 anos”, afirma, justificando com o facto de “toda a gente” estar “mais preocupada com o nível de satisfação do cliente”.
O presidente da APPM destaca ainda que, atualmente, “o profissional de marketing tem efetivamente um papel multidisciplinar”, o que implica exigências crescentes em termos de competências, tanto técnicas como relacionais. Apesar desses desafios, assinala que, simultaneamente, “o profissional de marketing tem cada vez mais importância”.
Ao abordar o impacto das novas tecnologias, Carlos Sá realça que a inteligência artificial está a transformar profundamente o marketing, assumindo um papel central na área através de milhares de aplicações voltadas para a comunicação, criatividade e automação. Segundo o presidente da APPM, a IA passou, em apenas três anos, de uma preocupação irrelevante para a principal prioridade dos profissionais de marketing.
No entanto, alerta para o risco de se utilizar a tecnologia apenas para automatizar tarefas, sem uma estratégia clara. “Estamos preocupados com a ferramenta e não com a jornada que queremos providenciar aos nossos clientes”, evidencia, sublinhando que o verdadeiro valor da IA surge quando é usada para fortalecer a relação com o cliente e não apenas como um fim em si mesma.
O entrevistado denota ainda que a sustentabilidade se tornou um eixo central para marcas, comunicação, produtos e regulamentações, refletindo uma crescente consciencialização tanto por parte dos profissionais como dos consumidores. “As novas gerações levam isso em consideração no processo de tomada de decisão de compra”, rematou.
Veja a entrevista completa no vídeo acima.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.