Design da Nespresso com assinatura portuguesa

Pesquisa

Nespresso
Design da Nespresso com assinatura portuguesa
12 de Fevereiro de 2018
Design da Nespresso com assinatura portuguesa
Design da Nespresso com assinatura portuguesa
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Design da Nespresso com assinatura portuguesa
Fernando Paula
Diretor editorial e pivot TV
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Chama-se Mariana Rodrigues, é portuguesa e vive em Londres. A designer percorreu já vários países do mundo mas é na capital inglesa que se afirma a nível de Design.

Design da Nespresso com assinatura portuguesa

O mais recente projeto passou pelo desenho das sleeves das cápsulas da Nespresso que estão disponíveis em todo o mundo. A nova Edição Limitada da Nespresso - Arabica Ethiopia Harrar e Robusta Uganda - é inspirada nas cativantes lendas sobre as origens do café no continente africano.

Imagens de Marca - O que te leva para Londres para viver e trabalhar?
Mariana Rodrigues - Gosto muito de viajar e experenciar novas culturas e sempre tive vontade de viver uns anos fora de Portugal. Mas as oportunidades na área criativa, a proximidade geográfica a Portugal e a língua inglesa pesaram muito na minha escolha. Antes de Londres, vivi também em Zurique e Tóquio e nenhuma destas duas cidades conseguiu competir com Londres nesses três campos.


IM - Quais as diferenças entre a realidade Londrina e portuguesa?
MR - Na área criativa, as diferenças são palpáveis e inúmeras. Culturalmente e socialmente, a arte tem um peso e aceitação muito maior. É algo muito mais valorizado do que em Portugal.
Sou orgulhosamente portuguesa, mas penso que em Portugal ainda há um longo caminho a percorrer nesse sentido.


IM - Como o Design pode afetar ou não o sucesso de uma marca e produto?
MR - Sem dúvida alguma que o design tem o poder de afetar o sucesso de uma marca. E falo de design a todos os níveis — desde o aspeto do produto físico até à forma como esse produto é comunicado. Hoje em dia, o design de uma marca já não passa apenas por ser só uma linguagem visual. Os consumidores são diariamente expostos a um excesso de informação, por isso o design hoje, tem também que gerar emoções, surpreender, estimular e criar afinidades entre o consumidor e o produto/marca.

O design tem o poder de transformar uma marca e de a fazer sobreviver num mundo que não para de mudar.

Design da Nespresso com assinatura portuguesa

IM - Como surge a possibilidade de trabalhar com a Nespresso?
MR - A Nespresso trabalha com várias agências de design e essas agências trabalham regularmente com artistas de várias áreas — ilustração, fotografia, etc. A agência The Partners e a Nespresso sentiram que eu poderia trazer algo de novo ao mundo da Nespresso.


IM - Em que consistiu este trabalho e como te inspiraste?
MR - Muita gente bebe café, mas poucas sabem sobre as suas origens e a Nespresso queria dar a conhecer ao mundo a história destes dois cafés — o Arábica e o Robusta. O meu trabalho consistiu em contar essas histórias visualmente.
Encontrei a minha inspiração na raíz da origem destes cafés — nas suas histórias e lendas, nos seus lugares de origem e sabores distintos.
O Arábica Etiópia Harrar cresce em lugares áridos e montanhosos e é muito mais leve e floral que o Robusta. Encontrei também inspiração na lenda de Kaldi e como ele descobriu o café e na importância que este grão tem na vida social e cultural deste país.
Já o Robusta Uganda, cresce perto de lagos rodeados de vegetação exuberante, quase tropical, e a baixa altitude. É também mais intenso e profundo, com notas de sabor a chocolate e tem um grande significado para as tribos ugandesas.


IM - Sendo Portugal um país de consumo de café, isso teve alguma influência no teu projeto?
MR - Todos somos influenciados pelo nosso ambiente, por isso é difícil dizer que o meu trabalho não tenha sido influenciado por Portugal de alguma forma. Desde muito pequena que o café está presente na minha vida — sempre gostei de roubar colheres de café ao meu avô e ao meu pai. Sempre gostei do sabor do café.
No entanto, a minha inspiração vem do mundo natural e é aí que vou buscar as minhas maiores influências. E o meu foco na natureza não vê fronteiras.

Design da Nespresso com assinatura portuguesa

IM - Sei que já trabalhaste marcas como Bombay Sapphire, Patrick Watson, Country Living, Vogue Japan. E em relação às marcas portuguesas? Há algumas que gostasses muito de trabalhar?
MR - Nunca trabalhei com uma marca portuguesa, mas adoraria fazer uma colaboração com a Vista Alegre ou com a Ach. Brito.

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Design da Nespresso com assinatura portuguesa

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Design da Nespresso com assinatura portuguesa

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile