Newsletter
Pesquisa
O projeto que já andava a ser pensado há quase um ano. Mas foi no mês de agosto que Susana Chaby Lara e Maria Castello Branco, amigas já há algum tempo, criaram a marca que surgiu da forma mais inusitada possível. “Tudo começou com uma amiga que a Maria teve a morar lá em casa. Ela é uma pessoa muito distraída e a Maria passava a vida a chamá-la à atenção. Uma das manhãs, saiu de casa e deixou a janela aberta enviando uma mensagem à Maria a dizer várias coisas sem nexo e terminou com ‘tá vento, desculpa babe’”, conta-nos Susana.
Uma expressão que, inicialmente, motivou a namorada de Maria a encomendar uma t-shirt com essa frase. Mais tarde, começou a surgir nas duas criadoras a vontade de ir mais além: foi assim que surgiu a Desculpa babe, marca que neste momento tem para venda a t-shirt clássica com a frase pela qual é conhecida, o isqueiro ‘Fire Up Your Apologies Ligher’ e a Pack Your Apologies Bag, estando alguns bonés e panamás prestes a surgir para venda.
Mas a marca não quer ficar por aí, embora num futuro próximo tais conquistas não sejam alcançáveis. “No futuro, vamos ter outras frases adaptadas a acontecimentos do quotidiano ou situações caricatas. A longo prazo, queremos também ter disponível um serviço de personalização, para que as pessoas possam criar a sua t-shirt e terminá-la com o nome da marca”, contam ao Imagens de Marca as criadoras, que esperam disponibilizar aos seus clientes novos modelos de vestuário e mais alguns acessórios mal isso seja possível. E todas essas peças serão unissexo, de forma a que qualquer um possa usar os seus produtos e que não haja uma diferenciação de géneros.
Estando interessadas em tornar a marca mais universal e não apenas para o público de língua portuguesa, assumem-se como uma marca com um ADN 100% português e que procura o trabalho de pequenos artesãos para dar um toque especial aos seus produtos. “Obviamente que precisamos de fábricas para produzir as peças de roupa mas as etiquetas, por exemplo, são cozidas à mão pela Rosinda, uma senhora que vive em Campo de Ourique e que tem um pequeno atelier em casa”.
Assumindo as desculpas esfarrapadas como o elemento distintivo da marca que construíram, a Desculpa babe pretende destacar-se das suas concorrentes através da sua intenção e da mensagem que transmitem ao público. “Não conhecemos muitas marcas que tenham expressamente uma intenção. É uma marca activa na medida em que a mensagem é muito direta, sem conceptualismos”, afirmam as criadoras.
Neste momento, as peças apenas são vendidas online, sendo as redes sociais um meio de venda que apresenta um extrema importância para o seu negócio: “Até mais do que o site, as redes sociais são o que nos aproxima dos clientes e é nelas que podemos pedir as nossas desculpas e ter uma reacção imediata dos nossos seguidores e isso é imprescindível nos negócios que correm hoje em dia”. E é essa a razão que faz com que a marca tenha vindo a apostar em embaixadores, como é o caso de Jessica Athayde, o Hélio Morais e Tamara Alves, de forma a dar uma maior visibilidade à sua coleção de roupa.
Podendo ser levantadas no cabeleireiro Lisbaeta, em Lisboa, estas peças poderão futuramente começar a ser vendidas em alguns pontos de venda físicos, caso a adesão do público continue a ser tão boa como tem sido até agora. Segundo as fundadoras, o primeiro stock da Desculpa babe esgotou de forma bastante rápida e, para além disso, os consumidores mostram-se satisfeitos com a “qualidade e rapidez” do serviço prestado.
Tendo em mente a participação em feiras e eventos para dar a conhecer os seus produtos a um maior número de pessoas, considerando os convites que as fundadoras têm já recebido, o principal objetivo da marca passa por crescer, baseando-se tal crescimento numa base de clientes fidelizada. “Para isso, temos de manter a qualidade e satisfação. Queremos estar em sempre a melhorar os nossos produtos, quer em termos de design, quer em termos de confecção.” E novos produtos irão surgir mas, até lá, Susana e Maria dizem que será necessário esperar: “Existem mais coisas a serem produzidas mas até vermos o resultado das maquetes preferimos não prometer nada, desculpem babes”.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.