Desafios da indústria da comunicação e da publicidade: ideias vs números

Pesquisa

A opinião de Alberto Rui Pereira
Desafios da indústria da comunicação e da publicidade: ideias vs números
13 de Dezembro de 2018
Desafios da indústria da comunicação e da publicidade: ideias vs números
Desafios da indústria da comunicação e da publicidade: ideias vs números
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Desafios da indústria da comunicação e da publicidade: ideias vs números
Alberto Rui Pereira
CEO IPG Mediabrands Portugal

Nos últimos anos o uso do telemóvel triplicou. Atualmente, consumimos mais conteúdo audiovisual do que nunca! E o contacto com as pessoas passa, muitas vezes, pelo uso das redes sociais. Ou seja, passamos mais tempo a olhar para ecrãs do que a conviver com a família e amigos. Este foi o insight da campanha lançada agora, nesta altura de Natal, pela marca espanhola de licores Rua Vieja.

A marca desenvolveu uma calculadora que, com base em estatísticas, nos indica o tempo que ainda vamos passar juntos das pessoas que mais amamos.

Este é um bom exemplo de como uma boa ideia pode ser alavancada por uma plataforma de dados e tornar-se num fenómeno viral, mostrando como os dados podem fazer a diferença. A verdade é que a análise dos dados que caracterizam os interesses, comportamentos e o histórico de interação das pessoas com as marcas são fundamentais para qualificar as audiências com um elevado grau de definição, compreender as suas motivações e antecipar as suas respostas, um tema debatido no evento “Mad Man vs Math Man” organizado pelo IPG Mediabrands. O sucesso desta ferramenta não seria possível sem o avanço na inteligência artificial, que faz, cada vez mais, parte das nossas vidas, tanto a nível pessoal como profissional. Também na área da publicidade e da comunicação, a inteligência artificial começa a ser bastante usada, desvendando a capacidade dos algoritmos inteligentes de identificarem padrões e variáveis indetetáveis aos seres humanos e, com base nisso, otimizarem a planificação. As máquinas estão para ficar, mas será que vão sobrepor-se aos humanos? Acredito que não, mas, a título de exemplo, recordo que, em 2017, no Festival de Cannes, foram exibidos mais de uma dezena de filmes, dos quais um tinha sido produzido integralmente por máquinas. A verdade é que não foi assim tão simples identificar o filme em causa.

Em resumo, nos últimos anos, a tecnologia, a exploração e utilização de DATA, os algoritmos e a automação têm sobressaído pelos resultados que conseguem entregar. Não obstante, neste novo ciclo de profunda mudança, os humanos ainda levam um grande avanço no que concerne ao desenvolvimento de ideias.

Os conteúdos continuarão a ser determinantes para a construção das marcas e é na criatividade, na inovação e na capacidade de arriscar que se continuará a construir a diferenciação. Porque só quem é arrojado, explora as ideias e investe na criatividade faz a diferença. Todavia, a criatividade não se deve limitar à geração dos conceitos, devendo ser aplicada no modo como se usam e combinam os dados, na identificação de padrões e extração de insights com real valor acrescentado, alimentando as decisões sobre investimentos baseadas em resultados reais sobre o retorno do esforço de comunicação e do seu reflexo nos negócios. Este é um dado importante quando se sabe que, de acordo com as mais recentes previsões, os investimentos publicitários continuarão a crescer em 2019, uma oportunidade para a nossa indústria continuar a entregar valor aos seus clientes.



Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Desafios da indústria da comunicação e da publicidade: ideias vs números

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Desafios da indústria da comunicação e da publicidade: ideias vs números

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile