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Pela primeira vez em 10 anos, uma empresa portuguesa, a Delta, lidera as perceções de marca com melhor reputação. Há também mais marcas a alcançarem os índices reputacionais mais elevados: Hoje são 90 as marcas portuguesas e estrangeiras que figuram nos níveis de excelência de robustez (entre 70 e 80 pontos) e de excelência (mais de 80 pontos), face às 56 marcas que constavam nestes dois eixos em 2017. Causa direta desta subida dos níveis de reputação é o facto dos indicadores de país – Governo, Economia e Sociedade – estarem mais positivos em 2018, o que se reflete também no crescimento do consumo. São estas algumas conclusões do Global RepScore Pulse, um estudo sobre o posicionamento e a reputação das marcas em Portugal elaborado pela ONSTRATEGY e Corporate Excellence.
De acordo com Pedro Tavares, Partner e CEO da ONSTRATEGY, “a reputação de Portugal regista uma melhoria estatisticamente relevante, tanto sob a visão externa, como interna. O facto de os indicadores de país estarem melhores permite aos cidadãos consumir mais e, como tal, estarem mais próximos das marcas”.
Relativamente à crescente confiança das marcas portuguesas, Pedro Tavares revela que “o consumidor português é hoje mais confiante porque é mais exigente e crítico. E, neste sentido, parece evidente que, até pela facilidade com que a comunicação prolifera, as marcas estejam mais preocupadas em trabalhar a gestão da sua reputação de uma forma integrada e multistakeholder dentro das organizações. Os portugueses estão também a confiar mais em marcas portuguesas, à semelhança dos consumidores de muitos países que recolhem índices de reputação robustos, já que os próprios cidadãos tendem a proteger e a valorizar as suas marcas locais – desde que as mesmas respondam de uma forma superior às suas expetativas emocionais, racionais e comportamentais.”
A subida nos níveis de reputação de Portugal teve como resultado direto alavancar algumas áreas que registaram reforços estatisticamente relevantes em relação a 2017, como o Turismo e Lazer, Retalho, Multimédia e Banca. Nos lugares cimeiros dos setores com melhores índices reputacionais encontramos Alimentos e Bebidas, Bens de Grande Consumo, Retalho, Tecnologia e Saúde e Bem-Estar.
Para além da Delta, que lidera o setor de Alimentos e Bebidas, o estudo revela, ainda, as marcas com níveis de reputação mais elevados em diferentes áreas. Google (Tecnologia), Lego (Brinquedos), Vista Alegre (Bens industriais), L’Oréal (Bens de grande consumo), Ikea (Retalho Geral), Deloitte (Consultoria, Auditoria e Serviços Legais), Pestana (Turismo e Lazer), RFM (Media), TAP (Aviação), CTT (Serviços Profissionais), Galp (Energia), Visa (Cartões de crédito), Fundação Champalimaud (Saúde e Bem-Estar), Vodafone (Telecomunicações), Zara (Retalho Têxtil), Santa Casa da Misericórdia (Apostas Desportivas), Via Verde (Mobilidade), McDonald's (Retalho Alimentar), Novartis (Farmacêutico), Santander Totta (Banca), Fidelidade (Seguros) e Teixeira Duarte (Construção e engenharia) são, em 2018, líderes de reputação nas suas respetivas áreas em Portugal.
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