Newsletter
Pesquisa
Faça parte do futuro do Imagens de Marca
O rigor, a relevância e a criatividade estão
presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o
jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.
Apoie a missão de empoderamento das marcas,
das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.
A Delta foi a marca que obteve
a melhor avaliação (com 83,5 pontos numa escala de 100 pontos) no estudo de
Relevância e Reputação Emocional das marcas, realizado pela Consultora
OnStrategy.
A empresa nacional conquistou os consumidores portugueses e
recuperou a posição de liderança entre as mais de 2 mil marcas auditadas neste
estudo.
No total foram 50 mil os cidadãos que de forma espontânea
avaliaram as diversas marcas. Para além da Delta, o estudo destaca a Google e a
Microsoft (ambas com 82,3 pontos), a Nestlé (com 82,2 pontos), a Olá (com 82, 0
pontos), a Lego (com 80,8 pontos), a Luso (com 80,7 pontos) e a Disney (com
80,4 pontos).
Já a EDP Renováveis foi a marca que registou o maior crescimento
do índice de reputação neste período (+ 4 pontos).
"Ao analisarmos os resultados deste índice
referentes ao ano de 2021 consolidado, em conformidade com as normas ISO20671 e
ISO10668 e que refletem os atributos de relevância, consideração, confiança,
admiração, preferência e recomendação das marcas junto dos cidadãos em
Portugal, verificamos que há uma quebra generalizada no índice de reputação das
marcas. Desde logo, o número de marcas de excelência caiu de 17 para 8",
explica em comunicado Pedro Tavares, partner e ceo da OnStrategy.
O responsável refere que ainda que "existiu um efeito
boomerang negativo" já que em 2020 as marcas até conseguiram "criar
relações emocionais fortes e elevaram os indicadores emocionais". No
entanto, em 2021 o impacto foi negativo, uma vez que muitas não conseguiram
acompanhar as expetativas dos cidadãos.
Os setores com maior destaque estão sobretudo associados à área da
saúde e bem-estar, devido à situação pandémica que vivemos. Já no topo das
avaliações, as marcas que continuam a obter o nível de excelência são todas
repetentes.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.