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A Urban Mushroon Farm já está de portas de abertas em Lisboa.
Com o objetivo de reforçar o seu compromisso na sustentabilidade e nas boas práticas ambientais, a
Delta Cafés, em parceria com a Start-up Nãm, criou a NÃM – Urban
Mushroom Farm, em Marvila, um
projeto de economia circular que já está a produzir cogumelos a partir
da borra de café recolhidos de clientes Delta, e que posteriormente são
vendidos a restaurantes, completando um círculo perfeito.
A Urban Mushroon Farm já está de portas de abertas
em Lisboa, numa iniciativa entre a Delta Cafés e a start-up NÃM
– From Waste To Taste. Este projecto de economia circular permite dar uma nova vida à borra do café através da
recolha controlada nos clientes Delta, e na sua utilização para a
produção sustentável e consciente de cogumelos.
Os primeiros
cogumelos produzidos já começaram a ser vendidos a restaurantes
clientes da Delta, mas também podem ser adquiridos em mercados da cidade
ou diretamente na Urban Farm em Marvila.
As borras de café são recolhidas através de recipientes próprios e recorrendo a um método de
aproveitamento simples que se inicia quando a água quente, na extração
de “uma bica”, passa pelo café, limpando desta forma a borra. O processo
de preparação de um café só utiliza 1% da
sua biomassa, os restantes 99% são considerados “lixo”. Esta borra
representa um substrato limpo e rico em nutrientes, explica a Delta em comunicado.
Após
o crescimento do cogumelo, o composto restante transforma-se num
fertilizante nutritivo de alta qualidade que é entregue em quintas
locais
para ajudar outros agricultores. Assim, tal como na natureza, termina o
ciclo criando um novo recurso.
Para Rui Miguel Nabeiro, Administrador do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, “Este é um compromisso que surge no âmbito da estratégia de
sustentabilidade do Grupo Nabeiro-Delta Cafés que tem como finalidade
reduzir o impacto ambiental e maximizar o impacto social positivo,
assente numa produção eco-eficiente e no desenvolvimento
de projectos sustentáveis. É uma filosofia transversal a todas as áreas
e faz parte do ADN de todas as empresas do Grupo e do seu Fundador que,
desde sempre, criou condições para o desenvolvimento sustentável das
comunidades. Através da Nãm queremos provar
que proteger a natureza também é criar valor para a comunidade e que
conseguimos conciliar a economia com a ecologia, que é o maior desafio do nosso tempo.”
"Faço
parte da primeira geração que sente os efeitos do aquecimento global e a
última que pode fazer alguma coisa em relação a isso. Acima de tudo,
para mim, a Nãm representa
uma oportunidade única para demonstrar que soluções concretas e
acessíveis podem fazer a diferença. E ainda que através da criação de
sinergias positivas podemos ter um impacto muito maior e mais rápido!
Se, em conjunto, focarmos a nossa energia na construção
de um futuro mais sustentável em vez de combatermos os modelos antigos,
estou convencido que a mudança pode acontecer”, referiu Natan Jacquemin, Fundador da NÃM.
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