ghost image socials
Conversas de Mesa!
Deixou os briefings de publicidade e foi criar receitas de culinária!
5 de março de 2018
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Deixou os briefings de publicidade e foi criar receitas de culinária!

A propósito do lançamento do Livro “We Chefs” estive à conversa com João Wengorovius. Uma entrevista que quero servir em jeito de menu para educar o gosto, ou seja, para ser saboreada com a calma necessária, tirando proveito de todos os ingredientes e temperos – que foram muitos e bons – ao longo de um mês.

Começamos – claro está – pelo início de um menu: o Amuse Bouche, que nos irá “divertir” o palato, foca-se na génese de tudo. Porque quis João Wengorovius partir para esta descoberta gastronómica? Como nasce o seu interesse pela cozinha no meio da azáfama da publicidade, área à qual se dedicou profissionalmente durante mais de duas décadas.

João Wengorovius conta como deixou de ser presidente da BBDO e entrou na cozinha de Alain Ducasse.


A última vez que me cruzei com João Wengorovius foi há seguramente 11 anos. Desloquei-me à agência de publicidade BBDO - já na zona das Amoreiras - para uma entrevista do Imagens de Marca. Recordo que, na altura, circulava um vídeo que se tinha tornado viral, na net, com o diretor criativo e seu amigo Pedro Bidarra, filmado numa reunião interna com a equipa de criativos, num momento em que lhe “saltava a tampa” e dava para perceber que - fake ou não - era uma panela de pressão! Pensei: ainda bem que vou estar em temperaturas mais baixas! E de facto, o João Wengorovius era o “lume brando” da BBDO. Sempre o vi assim. Muito sereno e com aquela diplomacia que faz falta para manter uma boa relação com os clientes… são perceções externas!

Eu e - julgo - a generalidade do mercado fomos surpreendidos em 2012 com a sua saída da agência e tudo indicava, aparentemente, do mundo da publicidade. Soube-se, entretanto, que se tinha dedicado à consultoria de marketing estratégico e comunicação comercial e, pelos vistos, não só!

Constatamos agora, de uma forma mais ampla, que João Wengorovius deu largas a uma outra paixão: a cozinha. Um talento que desconhecia e que me foi partilhado nas redes sociais com uma imagem do livro “We Chefs”, escrito em inglês e cujo autor é o publicitário que andou a viajar pelo mundo durante cerca de 4 anos, almoçando com 21 dos mais reconhecidos e premiados Chefs do mundo.

Um reencontro na nossa cozinha (estúdio)…


Ora aqui está – pensei eu - o match perfeito entre uma marca de conteúdos especializada em informação sobre Branding e criatividade que está também atenta à dinâmica do segmento da gastronomia e dos seus autores criativos. Convidei o João para vir ter comigo à nossa casa – a nossa produtora é mesmo uma casa – e ele veio. Ao fim de tantos anos, volto a encontrar o seu olhar azul - mas arrisco-me a dizer - desta vez um pouco mais fervilhante… Trazia o seu livro debaixo do braço, protegido pela caixa de cartão, guardado como um objeto sagrado: chamei-lhe mesmo de bíblia e ele concordou!

Poucos minutos depois – já no estúdio – desvendava que sempre gostou muito de cozinha e que não sabe bem o começo deste amor. Talvez dos tempos em que trabalhou com vinte e poucos anos na Saatchi & Saatchi em Londres, quando viveu sozinho e tinha de cozinhar. Foi fazendo uns cursos, sempre interessado, mas mais como observador, até ter criado a sua própria oportunidade à séria. Parte para Paris numa licença sabática, ainda na BBDO, e inscreve-se no centro de formação de Alain Ducasse, Chef que admira e com o qual vai aprender a exigente e dura vida de cozinheiro. Uma experiência para a vida não só pela aprendizagem aprofundada na arte de cozinhar, mas pelas pessoas com quem se cruzou que, de outra forma, nunca as tinha conhecido.

Com as técnicas afiadas e a teoria gastronómica apurada, mais do que pensar em enfiar a jaleca, decide pegar neste know how e fazer a mala…

Agora, que o seu paladar como leitor e seguidor está mais sensível a novos sabores e texturas, fica o convite para a próxima parte desta entrevista sobre o autor e o livro “We Chefs”: a “Entrada”.

Na próxima semana, João Wengorovius explica como preparou a “Mise en place” da viagem que o levou a confecionar este “manual de técnicas” sobre o complexo processo de autoria que, apesar de se basear no universo da cozinha, é transversal à compreensão de outras indústrias e áreas criativas. Curiosos?!

Artigos Relacionados

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba os temas e as notícias que são realmente importantes para si

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Empower Brands Community Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

fechar

X

Faça parte da nossa comunidade!

A comunicação positiva e o jornalismo inspirador nunca foram tão relevantes para a gestão da sua empresa. Apoie a produção dos nossos conteúdos e dos nossos projetos fazendo parte de uma comunidade que promove o conhecimento, o valor das marcas e a economia sustentável.


Saiba como se tornar membro ou subscritor. Seja bem-vindo à Empower Brands Community e ao Imagens de Marca.

SUBSCREVER

Obrigado, consulte o seu email.