Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
A associação convida os portugueses a aderirem à iniciativa
#ExijoForaDaCaixa.
Com o objetivo de apelar ao fim
do uso de segundas embalagens desnecessárias em produtos como latas de
conserva, legumes ou pasta de dentes, a Deco Proteste lançou a iniciativa
#ExijoForaDaCaixa, convidando os portugueses a aderirem à mesma.
Em comunicado de imprensa, a organização
de defesa do consumidor relata que, numa ida às compras, adquiriu um cabaz com
produtos das principais categorias compradas. “Se todas as famílias portuguesas
o comprarem pelo menos uma vez, serão 1050 toneladas de embalagens
desnecessárias”, conclui a Deco Proteste, que esclarece que 86% das mesmas são
de papel ou cartão.
A Deco Proteste indica, deste
modo, que criou esta ação com o objetivo de recolher exemplos de uso
desnecessário de embalagens “que permitam trabalhar junto das marcas” de forma
a “construir soluções mais sustentáveis e alterar as suas práticas atuais”. Através
do site exijoforadacaixa.pt, os consumidores poderão, assim, partilhar estes
exemplos, através do carregamento de fotografias dos produtos em causa.
É deste modo que a associação pretende
contribuir para o abandono do sobre-embalamento desnecessário, poupando-se assim
matérias-primas e recursos naturais e promovendo-se uma redução do desperdício.
“Será também importante relembrar as marcas que as embalagens excessivamente
grandes, que apenas servem para questões de marketing, devem ser abandonadas
porque aumentam o impacto ambiental dos produtos”, defende ainda, na mesma
nota, Elsa Agante, team leader de Energia e Sustentabilidade da Deco
Proteste.
Na ótica da associação, uma “redução
das embalagens” poderá ainda “permitir a diminuição de custos do produto, desde
a origem até à venda, através da otimização do transporte e do armazenamento de
stock”. Mudanças essas que, numa última fase, “se poderão refletir numa descida
de preço para o consumidor final”.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.