De "Dirt is Good" para "Real Change"

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Propósito da Persil é o exemplo de marketing do futuro
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7 de Setembro de 2020
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Ana Gaboleiro
Jornalista
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A plataforma "Dirt is Good" (Sujar é bom) da Unilever é uma raridade no mundo do marketing moderno: uma plataforma com 12 anos e uma campanha que transcendeu continentes e meios. 


"Dirt is Good" tem vindo a tecer uma narrativa de incentivo à brincadeira e a viver a vida sem preocupações, destacando a eficácia do produto na capacidade de retirar as manchas da roupa. Mas agora a assinatura parece evoluir perante um mundo com novas preocupações e uma geração que procura nas marcas um propósito maior, neste caso ligado ao meio ambiente.  


Em Portugal, a assinatura está mais associada à marca Skip, mas a nível internacional é a Persil quem a detém. É considerada hoje uma das maiores marcas da Unilever (avaliada em 3 mil milhões a nível global, segundo o The Drum), no entanto, descobriu uma oportunidade de criar um propósito maior na plataforma, ao prometer gastar 1 bilião de euros na mudança dos produtos ao eliminar ingredientes feitos a partir de combustíveis fósseis.  


Como parte do programa ‘Futuro Limpo’ da Unilever, as garrafas Persil são agora 100% recicláveis e feitas com 50% de plástico reciclado. A marca também procura obter 100% do carbono nas suas formulações de produtos de limpeza e lavandaria de fontes renováveis ou recicladas até 2030.  


“Embora as pessoas amem a ideia de "Dirt Is Good", a maneira como temos executado o propósito tem sido um pouco superficial e fora da atual realidade", explica Tati Lindenberg, vice-presidente de marketing de atendimento domiciliar da Univeler ao The Drum. “Sempre se tratou de crianças a beneficiar da sujidade”, refere a responsável que aponta ainda para o facto de que o "a ideia criativa se tornou sinónimo de um jovem protagonista a fazer “algo heroico” e colhendo os frutos da liberdade e da descoberta".  


Depois de fazer algumas pesquisas no início deste ano ao lado da agência criativa MullenLowe, a Persil percebeu que as crianças já não podiam estar relacionadas com as imagens apresentadas nos atuais anúncios.  


“De alguma forma, ficamos presos há duas gerações. Quando olhamos para a popularidade e impacto de alguém como Greta Thunberg entre os jovens, podemos ver que as crianças agora querem ter uma voz e contribuir para o mundo e a sociedade em geral”, acrescenta a responsável da Univeler.  


O resultado é "Real Change", que vê a Persil assumir o novo ethos de ‘Dirt for Good’ numa campanha global projetada para comunicar o propósito da marca e a ação que está a exercer no meio ambiente. 

A campanha multimeios estará presente em 40 mercados e o trabalho foi filmado de forma ecológica, ou seja, usando uma rede de seis cinegrafistas de todo o mundo a mostrarem as suas próprias famílias a participarem em atos ecológicos, como plantar árvores e recolher lixo nas praias. 


Com o mundo em mudança e as novas gerações a assumirem agora os seus valores, as marcas têm de olhar para "dentro de si próprias" e tentar perceber se o seu propósito ainda faz sentido nos dias de hoje.  



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