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Pesquisa
Num estudo realizado pela BBC, referente à primeira fase do “Reinventing News Stories Project” (Projeto de Reinvenção de Histórias Noticiosas), concluiu-se que os jovens consumidores de notícias apresentam uma preferência por conteúdo que podem expandir, avançar com facilidade e que cresce de acordo com o tempo que estes leitores têm disponível.
Tais descobertas decorrem dos testes feitos em 12 formatos inovadores de histórias noticiosas dirigidas a smartphones, que pretendem entender as necessidades informativas dos jovens de idades compreendidas entre os 18 e os 26 anos.
E para Tristan Fearne, produtora executiva da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento da BBC, os testes foram bastante esclarecedores: “Houve uma aparente preferência pelo texto, mas depende sempre do seu contexto e da história. Os planos de dados móveis limitados, por exemplo, indicam que o conteúdo vídeo era mais consumido em casa”.
Por outro lado, estes jovens utilizadores gostam também de conhecer uma história a fundo, mas preferem primeiro passar levemente pelo assunto e só depois aprofundar quando tiverem interesse. Além disso, tratam-se de jovens que querem ajuda na formação das suas opiniões, portanto tais formatos noticiosos têm que ajudar o leitor a entender histórias e problemáticas complexas.
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