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A Escolha do Consumidor realizou um estudo online para analisar as preferências, tendências e hábitos dos consumidores nesta época.
A maior parte (39%) planeia gastar entre 100€ a 250€ em presentes e 29% entre 250€ a 500€. Apenas 9% planeia gastar mais de 500€, enquanto 23% prefere reduzir os custos e gastar até 100€.
A Escolha do Consumidor também questionou a quantas pessoas os consumidores iriam oferecer prendas de Natal este ano: 46% respondeu entre 5 a 10 pessoas, 27% apenas até 5 pessoas e outros 27% pretende oferecer a mais de 10 pessoas. 64% quer manter a tradição de comprar nas lojas físicas, no entanto 36% dos consumidores já pretende fazer as suas compras de Natal via online.
Neste estudo, 71% dos consumidores revela que planeia comprar antecipadamente os seus presentes de Natal e apenas 29% costuma comprar por impulso. Assim, 45% indica que tem por hábito comprar os presentes com semanas de antecedência, 36% compra um mês antes e 8% só compra na véspera de Natal. Curiosamente, 7% compra meses antes e 5% prefere comprar depois do Natal, na época dos saldos.
Para a escolha dos presentes, 35% dá preferência a artigos com descontos, 33% dá primazia à qualidade dos produtos, 17% gosta de oferecer prendas com mais originalidade, 10% já se preocupa em comprar presentes sustentáveis e 6% revela que a marca dos produtos prevalece na escolha dos mesmos.
Roupa e acessórios de moda será a opção de compra dos presentes para 41% dos consumidores. 16% irá comprar mais brinquedos para oferecer, 14% está mais inclinado para a compra de tecnologia e 10% prefere comprar produtos ou experiências de beleza e bem-estar. Há quem prefira este ano fazer os seus próprios presentes (5%), uma solução original, económica e sustentável. Livros, artigos de decoração, artigos de desporto e viagens também estão na lista do “Pai Natal” dos consumidores este ano.
E de que forma vão os portugueses aproveitar esta época natalícia? São vários os planos para este Natal, no entanto, 58% quer visitar a família e 17% tem muitos jantares previstos com amigos. Segundo os dados obtidos, 55% dos consumidores vai celebrar o Natal na sua própria casa e 45% em casa de familiares.
“O Natal é uma das alturas do ano mais especial para os consumidores, o que se transforma num momento em que as marcas têm também de estar à altura das expectativas e das necessidades. Começamos a assistir a uma maior preocupação ambiental, o que significa que as marcas deverão continuar a dar cada vez mais relevância e a adaptarem-se ao consumo sustentável. Ao nível dos gastos, muitos consumidores planearam com antecedência as suas compras, o que demonstra atenção à atual conjuntura e preocupação com a gestão financeira, resistindo à compra por impulso”, comenta José Borralho, CEO da Escolha do Consumidor.
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