Newsletter
Pesquisa
A DAZN, plataforma global de entretenimento desportivo, vai transmitir todos os 63 jogos do FIFA Club World Cup 2025 de forma gratuita, em direto e em exclusivo através da app DAZN e do site DAZN.com.
Esta será a edição inaugural do novo formato da competição, que se realiza nos Estados Unidos, de 14 de junho a 13 de julho, com a presença de 32 dos melhores clubes do mundo, incluindo os portugueses SL Benfica e FC Porto.
A decisão de tornar o torneio gratuito faz parte de uma aposta estratégica da DAZN para “atrair novos utilizadores, aumentar a notoriedade da marca e reforçar o posicionamento da DAZN como a principal plataforma de streaming desportivo do mundo”, explicou fonte oficial da plataforma de streaming ao Imagens de Marca.
“Estamos a eliminar barreiras de entrada, permitindo que qualquer pessoa veja todos os jogos com um simples registo gratuito. Esta será a competição de futebol mais acessível de sempre”, acrescentou.
A transmissão será feita exclusivamente via digital, na app e no site da DAZN, não estando disponível nos canais lineares tradicionais. Esta escolha reforça a identidade da empresa como uma plataforma 100% digital: “Tal como o Spotify transformou a música, a DAZN quer ser o equivalente no desporto e tornar-se o destino de referência para todos os adeptos. O digital permite-nos oferecer uma experiência mais acessível, flexível e personalizada ao utilizador”, salientou.
A app DAZN está disponível em smart TVs, smartphones, tablets e consolas como PlayStation e Xbox, com integração nas boxes da MEO, NOS, NOWO e Vodafone. Para os subscritores ativos, estará ainda disponível uma experiência premium, com melhor qualidade de imagem (HDR), som Dolby 5.1, menos anúncios, resumos alargados, repetições completas e possibilidade de download.
“Queremos que os utilizadores desfrutem da app, reconheçam o valor da experiência DAZN e fiquem fidelizados. Acreditamos que podemos crescer entre 200% a 300% em utilizadores registados nas várias plataformas onde estamos presentes”, frisou fonte da empresa.
Além do público individual, a DAZN lançará, a partir de 6 de junho, um novo canal linear exclusivo para clientes empresariais, disponível nos operadores televisivos, que transmitirá todos os jogos das equipas portuguesas e os principais encontros da competição.
A estratégia inclui ainda uma vertente editorial forte, uma vez que a empresa estreou um programa diário com Fabrizio Romano, especialista em transferências, em direto às 19h30 até 10 de junho, cobrindo a janela especial criada pela FIFA para o torneio.
Questionada sobre se a infraestrutura tecnológica da plataforma está preparada para suportar grandes picos de tráfego, fonte da DAZN respondeu: “Desde dezembro que estamos a realizar testes contínuos e de larga escala para garantir a melhor experiência possível para milhões de utilizadores em simultâneo. Já gerimos eventos de grande escala, como a Champions League, Premier League... estamos preparados para este desafio”.
A respeito da possibilidade de repetir esta abordagem em outras competições, a empresa sublinha que se trata de parte de uma estratégia “freemium”, que poderá ser adaptada consoante o evento e o mercado. “Mais do que recolher dados, queremos que os utilizadores desfrutem da app, reconheçam o valor da experiência DAZN e fiquem fidelizados à maior plataforma de streaming desportivo do mundo”.
Em campo, o torneio conta com estrelas como Messi, Haaland, Mbappé, Vini Júnior, Harry Kane, Griezmann e Cole Palmer. As equipas portuguesas estreiam-se na fase de grupos com jogos imperdíveis: o FC Porto defronta o Palmeiras no dia 15 de junho às 23h, e o SL Benfica enfrenta o Boca Juniors a 16 de junho às 23h.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.