Data-driven marketing: Da mensuração à previsão

Pesquisa

A opinião de Carolina Afonso
Data-driven marketing: Da mensuração à previsão
2 de Abril de 2021
Data-driven marketing: Da mensuração à previsão
Data-driven marketing: Da mensuração à previsão
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Data-driven marketing: Da mensuração à previsão
Carolina Afonso
CEO Gato Preto | Professora Universitária ISEG

Nota da direção editorial:

O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


O data-driven marketing ou marketing orientado por dados parte da premissa que as decisões podem ser tomadas com fundamentos e indicadores reais com base em algoritmos matemáticos e estatísticos.

 

Hoje em dia o grande volume, variedade e precisão de dados existentes – big data – conjugado com a velocidade de processamento e uma boa dose de matemática permite-nos chegar a indicadores inteligentes.


Este volume de dados advém de insights extraídos da análise desta big data e recolhidos através de interações com o cliente que permitem que sejam extraídos padrões e formar previsões sobre comportamentos futuros.

O data-driven marketing permite maior personalização, segmentação mais afinada e benchmarking preciso para que os profissionais de marketing possam continuar a melhorar suas estratégias ao longo do tempo.


Em teoria este seria o “santo graal” do marketing. Na prática não é assim tão simples.


Na realidade existem ainda alguns desafios para que o data-driven marketing possa ser bem sucedido, nomeadamente:

 

1. Know-how


Implementar data-driven marketing requer uma equipa especializada. As equipas de marketing não costumam ter valências de análise de dados avançada in-house. É aqui que surge a figura do data scientist, considerada uma das profissões do século. Não chega dominar o marketing ou a comunicação. É necessário existir uma componente analítica no marketeer do futuro, ou melhor do presente. Perceber de análise de dados, sólidos conhecimentos de matemática e estatística e de tecnologia é essencial. São perfis raros e são um ativo para qualquer organização nos dias que correm.

 

2. Cultural organizacional


Os dados encontram-se dispersos e fragmentados entre departamentos dentro das organizações. Estão no departamento de marketing, mas também estão no financeiro, no SAC, no comercial, etc. O sucesso do data-driven marketing depende grande parte da existência de dados integrados e de qualidade, o que não é uma tarefa fácil de obter, pois existem silos dentro das organizações.


O primeiro passo, que não é fácil, é assim adotar uma estratégia de mudança cultural que envolve revisão de processos, adquiri novos conhecimentos, atitude de confiança, colaboração interdepartamental e adopção de um mindset flexível.

 

3. Nem tudo é racional


Data-driven marketing é um processo de tomada de decisão essencialmente racional. A sua génese é análise de dados e insights extraídos com base num fundamento analítico. Porém sabemos que grande parte das decisões de compra são também emocionais, voláteis, situacionais. É isto que explica o facto de por vezes todos os indicadores dos dados apontam numa direção e depois o cliente não converte. E como tal, é necessário recordar que o marketing apesar de ser cada vez mais data-driven tem uma componente forte de compreensão do comportamento do consumidor, com fundamentos nas ciências e na psicologia.


Portanto, no final de contas, o marketing está em evolução no caminho de uma maior fundamentação e racionalidade. Contudo, este será sempre um “on going process” tal é a complexidade do tema do comportamento humano, que se pode medir, mas nem sempre se consegue prever com exatidão.

 

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Data-driven marketing: Da mensuração à previsão

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Data-driven marketing: Da mensuração à previsão

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile