Newsletter
Pesquisa
Os CTT e a Quercus voltam, mais uma vez, a ser parceiros na iniciativa "Uma Árvore pela Floresta". Esta parceria, que vai já na sua sexta edição, tem como objetivo promover a florestação, com espécies autóctones, em diversas áreas protegidas e matas nacionais do nosso país e, em particular, nas zonas mais afetadas pelos incêndios.
A edição de 2019 que agora se inicia disponibilizará, para venda e pelo valor de três euros e meio, um kit de medronheiro – o qual pode ser adquirido tanto nas lojas físicas como na loja online dos CTT. Os kits vendidos serão, posteriormente, convertidos em árvores e arbustos de espécies autóctones, que serão plantadas em áreas protegidas e zonas classificadas do território nacional durante a primavera de 2020.
Depois de adquirirem o kit, todos os indivíduos devem registar a árvore com o código autocolante presente no mesmo, sendo possível acompanhar o crescimento da árvore durante cinco anos no site oficial do projeto. Aqueles que decidirem aderir à iniciativa podem, ainda, juntar-se às ações de plantação, em regime de voluntariado, mediante inscrição prévia no mesmo site. Estas ações de plantação são organizadas, no terreno, pela Quercus, em colaboração com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Desde o início do projeto – que surge com o intuito de permitir aos portugueses contribuírem para a criação de bosques mais sustentáveis e resistentes a incêndios, promovendo a sensibilização para a importância da proteção da biodiversidade e da prevenção dos incêndios florestais –, foram já plantadas cerca de 90 mil árvores.
Este projeto é conhecido por ter vencido, em 2015, o prémio Green Project Awards na categoria "Iniciativa de Mobilização", bem como o prémio Ambiente da PostEurop, em 2016. Na edição de 2018, foram vendidos 7560 kits de reflorestação, tratando-se de uma ação que se insere na política de sustentabilidade dos CTT.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.