Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
O final de 2021 vai ficar marcado com uma grande mudança que vai impactar de forma drástica todo o universo da publicidade digital: o fim das cookies.
Esta mudança vem reforçar, ainda mais, a importância das marcas criarem relações diretas, próximas e divertidas com os seus consumidores.
A construção do relacionamento entre marcas e consumidores segue o mesmo princípio da construção de qualquer relacionamento pessoal: é preciso investir tempo e esforço para garantir a duração e qualidade da relação, mesmo nos momentos mais difíceis.
Segundo um estudo da Google, 69% dos consumidores online concordam que a qualidade, o tempo ou a relevância da mensagem de uma empresa influencia a sua perceção sobre uma marca.
E para as marcas serem relevantes precisam de deixar de ser produtoras de conteúdos e passarem a ser curadoras de conteúdo.
Já não chega produzir conteúdos criativos a partir da dinâmica das redes sociais ou como resposta às interações dos consumidores, as marcas têm de ser capazes de arriscar e entrar nas discussões dos consumidores de forma responsável e criativa, no tempo certo e acima de tudo, com relevância.
Exemplo disso, é o recente caso #Mariana que aconteceu em Portugal. Perante uma potencial crise, o Continente teve capacidade de perceber que os utilizadores estavam a reagir ao tema com humor, e por isso rapidamente entrou na discussão no tempo certo, de forma criativa e responsável e com uma mensagem relevante.
Numa altura em que os consumidores por um lado pedem privacidade - as pesquisas por “privacidade online” cresceram globalmente mais de 50% em 2020, em comparação com o ano anterior - por outro colocam as emoções, mais do que nunca, no centro das decisões de consumo.
E agora é o momento das marcas colocarem o consumidor no centro das suas decisões e das suas estratégias de comunicação.
Atualmente, as redes sociais representam uma grande oportunidade para as marcas se aproximarem dos consumidores de forma responsável, relevante e descontraída e, conseguirem ainda, através da construção de uma boa estratégia de CRM:
1 - Transformar clientes em embaixadores;
2 - Gerar conversas positivas e proporcionar momentos de entretenimento;
3 - Potenciar a conversão;
O grande desafio para as marcas? Fazer tudo isto criando empatia mas sem nunca perder a confiança dos consumidores.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.