Newsletter
Pesquisa
Estudo analisa mais de 20 milhões de conteúdos no Instagram e revela a nova elite da influência digital no país.
Já está disponível a 5.ª edição do estudo TOP 1000 Influenciadores – Ranking de Interações por Publicação, da Brinfer.
O relatório anual posiciona Cristiano Ronaldo no topo da lista dos influenciadores portugueses com maior média de interações por conteúdo no Instagram, num ranking onde o futebol continua a dominar — mas onde os micro e nano influenciadores ganham terreno.
Ao todo, foram analisados mais de 20 milhões de conteúdos e 3,5 mil milhões de interações, numa amostra composta por mais de 30 mil criadores de conteúdo portugueses, todos com mais de 2.500 seguidores e um mínimo de 24 publicações entre maio de 2024 e abril de 2025.
“Vivemos um ponto de viragem na influência digital. O número de seguidores está a perder relevância e o foco está a mudar para o envolvimento real com as comunidades. As interações são hoje, um dos melhores reflexos da força de um criador”, afirma, em comunicado, Roberto Carneiro Gomes, CEO da Brinfer.
O estudo, considerado o maior e mais abrangente do género em Portugal, utiliza métricas exclusivamente quantitativas — como gostos, comentários e visualizações — para medir a performance dos influenciadores. A principal métrica utilizada no ranking é a média de interações por conteúdo, um indicador que valoriza a consistência e o envolvimento genuíno.
Para além de nomes já consagrados como João Félix, Rafael Leão ou Margarida Corceiro, o relatório destaca também o crescimento de novos protagonistas com comunidades altamente participativas, refletindo uma mudança silenciosa no ecossistema digital português.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.