Newsletter
Pesquisa
O Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM) apresentou um estudo detalhado que avalia a marca Cristiano Ronaldo em 2025.
De acordo com a análise, divulgada em comunicado enviado às redações, a marca Cristiano Ronaldo em 2025 revela um valor recorde de 850 milhões de euros, que marca um crescimento de 325% desde 2020 e “destaca a constante capacidade de CR7 de se reinventar e consolidar como uma das marcas pessoais mais valiosas do mundo”.
Com mais de 15 anos de análise à evolução da marca CR7, o IPAM utiliza o Sports Reputation Index, metodologia desenvolvida pelo instituto, para avaliar o impacto global do atleta. O estudo destaca que este valor resulta da combinação de 28 variáveis distribuídas por seis dimensões: receitas, media, redes sociais, palmarés, influência social e impacto.
Desde 2011, quando o valor da marca era de 24,5 milhões de euros, “a performance desportiva e a visibilidade extradesportiva de Ronaldo impulsionaram o crescimento exponencial até aos 850 milhões de euros em 2025”, refere a nota de imprensa.
O relatório destaca os principais fatores que contribuíram para este crescimento, como o aumento de 308% nos salários, 435% nas receitas de patrocínios e 280% nos seguidores nas redes sociais desde 2020. O número de jogos aumentou 51% e o de golos subiu 60% no mesmo período.
Em termos de receitas, Cristiano Ronaldo arrecada atualmente 200 milhões de euros anuais no Al Nassr e 150 milhões de euros em contratos publicitários com marcas globais como Nike, Tag Heuer e Louis Vuitton. Nas redes sociais, Ronaldo tornou-se a figura mais seguida no mundo, ultrapassando os 1.000 milhões de seguidores. O Instagram destaca-se como a principal plataforma, com 648 milhões de fãs, esclarece o comunicado.
Adicionalmente, o impacto global de Cristiano Ronaldo pode ser medido pelos seguintes números: gera 22,3 milhões de notícias nos media em todo o mundo por ano, regista 187 milhões de pesquisas no Google anualmente, é mencionado em 4 mil livros na Amazon e está presente em 63 mil artigos científicos.
No plano desportivo, Ronaldo coleciona 31 grandes troféus, incluindo cinco Ligas dos Campeões e cinco Bolas de Ouro. Paralelamente, os últimos cinco anos têm sido marcados por um forte crescimento da sua atuação como investidor, com participações em setores como hotelaria, moda e saúde.
Daniel Sá, diretor executivo do IPAM e responsável pelo estudo, afirmou: "Cristiano Ronaldo é muito mais do que um jogador de futebol; é uma marca global que reflete excelência, inovação e impacto em várias áreas da vida pública. O seu valor de mercado é o reflexo da sua relevância desportiva, mediática e comercial, que transcende gerações."
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.