Newsletter
Pesquisa
Segundo dados da app de serviços Fixando, os consumidores portugueses estão a apertar o cinto e a passar para as marcas brancas, a cortar em compras, em refeições fora de casa e em serviços recorrentes, de forma a combater o impacto da inflação e do aumento do custo de vida nos orçamentos familiares.
Através de um inquérito feito a 3.709 utilizadores da plataforma, entre 5 e 14 de maio, os dados recolhidos pela Fixando revelam que 69% dos inquiridos cortaram nas despesas optando por comprar apenas o essencial no supermercado. Além disso, 54% admitiram que passou a escolher produtos de marca branca de forma a reduzir o valor dos gastos.
Outra das estratégias indicada por 64% dos inquiridos passa por reduzir as compras extra, como roupa, gadgets e presentes, e ainda a redução das refeições fora de casa (54%), medida com impacto direto no setor da restauração.
No que diz respeito aos serviços que os portugueses mais cortaram para fazer face à inflação, os resultados revelaram o seguinte: 53% dos inquiridos reduziram os serviços de bem-estar, como cabeleireiro, manicure e massagens; 41% cortaram nos serviços para a casa, incluindo manutenções e remodelações; 33% cortaram em serviços para eventos, como festas e contratação de fotógrafos; 28% dos inquiridos cortaram nos serviços domésticos, como limpeza, babysitting e apoio domiciliário.
O estudo revela ainda que 61% dos utilizadores estão a considerar encontrar um segundo trabalho para colmatar o impacto da inflação.
“Quer em part-time, como em regime de prestação de serviços, há muitos portugueses a ponderar ter um trabalho extra para conseguir aumentar o rendimento e fazer face à subida de preços, uma vez que já fizeram os possíveis para cortar as despesas do seu orçamento doméstico”, explica Alice Nunes, diretora de Novos Negócios da Fixando.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.