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É tempo de ganhar coragem e dizer ao mundo quais
os valores e propósitos que nos guiam. É assim que as marcas têm hoje de estar
no mercado já que o momento obriga a deixar cair tabus e preconceitos dando voz
àquilo em que acreditam através da criatividade.
Este é um dos maiores desafios da indústria criativa que acaba
de se reunir no Festival Internacional de Criatividade para celebrar os
melhores trabalhos de 2020 e 2021. O Cannes Lions, desta vez em formato
digital, reuniu a comunidade criativa global para premiar o que de melhor se
fez nestes dois anos de pandemia. A Covid-19 alterou muitas das habituais
narrativas das marcas, dando uma oportunidade à inovação e à capacidade de
arriscar.
Começamos por isso esta emissão por olhar para as tendências e lições
a retirar deste ano de festival e também por perceber como foi a participação
portuguesa no Cannes Lions 2021.
E porque para ser criativo é preciso abrir horizontes e olhar
para o futuro de forma diferente, entramos no mundo do ISEG que está a celebrar
os 110 anos através de uma mudança de imagem. O jornalista Marco Silva foi
conhecer melhor a estratégia desta instituição que através de uma campanha pretende
comunicar uma escola com história mas capaz de inovar.
Mais do que nunca, as marcas têm de estar atentas às tendências
e perceber como se podem aproximar do consumidor. Não é por acaso que a
Fidelidade apostou na
gamificação para estar mais próxima dos clientes através do programa Multicare
Vitality que promove hábitos de vida saudáveis, premiando aqueles que cumprem
os seus objetivos. Uma tecnologia pensada para desenvolver uma oferta mais
apelativa a novos targets, onde também se inclui o Fidelidade Pets, que
pretende ajudar todos aqueles que contam com os seus amigos de quatro patas. Os
animais de estimação são também a aposta da Galp que através do serviço Dog
Wash pretende manter a higiene dos cães de uma forma inovadora. Uma história
que o jornalista Fernando Paula foi conhecer.
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