Newsletter
Pesquisa
Habitação, Consumo, Educação são algumas das áreas que levam os portugueses a fazer uma contratação de crédito. Este é o tema em destaque na rubrica do Imagens de Marca “O Dinheiro não cai do céu”.
A nossa equipa foi ao encontro de Duarte Gomes Pereira, Secretário-Geral da ASFAC - Associação de Instituições de Crédito Especializado, para explicar quais as responsabilidades de quem contrata, mas também de concede um crédito. Quais as entidades que devem ser consultadas e que dados devem estar bem presentes no momento da decisão.
Fazemos também um retrato do país neste contexto revelando alguns dados estatísticos do Banco de Portugal. E de acordo com o regulador nacional do setor bancário, em 2023, as instituições financeiras realizaram dois milhões de novos contratos de crédito com 1,6 milhões de pessoas, num total de 25 mil milhões de euros. 61% do crédito foi para habitação. O número de novos contratos foi semelhante a 2022, mas o montante total decresceu 11%. Já no que diz respeito ao crédito pessoal e crédito automóvel, em 2023, foram 578 mil as pessoas que contraíram crédito e cerca de metade destes novos créditos tinham valor até 3 mil euros. 253 mil contraíram crédito automóvel, mais 15 mil que em 2022. Pedir um crédito não é “pecado”, mas há que se saber quais os cuidados a ter, fazer uma boa avaliação das necessidades e entender todos os encargos e obrigações.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.