Crédito ao consumo em alta: Portugal entre os países que mais crescem

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Crédito ao consumo em alta: Portugal entre os países que mais crescem
11 de Agosto de 2025
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Portugal foi um dos países com maior crescimento no crédito ao consumo no primeiro trimestre de 2025, segundo os dados divulgados pela Eurofinas, a Federação Europeia que representa o setor do crédito ao consumo e da qual a ASFAC – Associação de Instituições de Crédito Especializado é associada e membro da direção.


Em comparação com o mesmo período de 2024, Portugal registou um aumento de 21,3% no crédito pessoal, 9,3% no crédito ‘revolving’ e cartões de crédito, e 12,8% no crédito ao consumo total (excluindo crédito automóvel). Estes valores colocam o país entre os três primeiros nos respetivos segmentos.


No crédito automóvel, Portugal aparece na quarta posição no financiamento de veículos novos, com um crescimento de 21,9%, e em sexto lugar no total combinado de veículos novos e usados.


No total dos países da Eurofinas, a produção de crédito ao consumo cresceu 5,5% face ao primeiro trimestre de 2024, impulsionada principalmente pelo crédito a veículos novos (+11,8%) e pelo crédito pessoal (+10,1%). Entre os países com maior crescimento no crédito automóvel, destacam-se a Turquia (+61,7%), Marrocos (+52,6%), Dinamarca (+32,2%) e Portugal (+21,9%). Já nos veículos usados, lideram a República Checa (+18,6%), Dinamarca (+12,5%) e Itália (+6,8%).


Para Duarte Gomes Pereira, secretário-geral da ASFAC, estes resultados demonstram uma evolução positiva do setor: “É positivo ver o desenvolvimento dos Associados da ASFAC em linha com os países com melhores prestações na UE, através do desenvolvimento do crédito, apoio às famílias e à economia, sempre acompanhado de um excelente controlo do incumprimento, que mantém níveis historicamente baixos. Quanto ao aumento de crédito concedido, resulta em grande parte do aumento dos preços dos bens financiados, que leva a que o valor emprestado seja também ele maior.”


Mais crédito exige mais literacia financeira


Este cenário de crescimento do crédito sublinha a importância da literacia financeira, não só para ajudar os consumidores a tomar decisões informadas, mas também para promover uma utilização responsável do crédito.


Foi com esse objetivo que a série “O Dinheiro não cai do céu” — uma produção do Brands Channel, canal no YouTube especializado em Branding e Negócios, em parceria com a ASFAC — procurou descomplicar conceitos financeiros complexos, mantendo uma base técnica sólida, através da contribuição de diversos especialistas do setor.


Com uma linguagem acessível, a série reforça a ideia de que uma boa educação financeira é essencial para um uso consciente e responsável do crédito, especialmente num contexto de crescimento do setor como o atual.

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