Newsletter
Pesquisa
Com a crise pandémica a mudar drasticamente as nossas vidas, a perceção da publicidade por parte do consumidor também registou alterações significativas.
Se antes do surto de Covid-19 o humor era um ingrediente muito utilizado e valorizado na publicidade, agora o consumidor coloca como prioridade a informação veiculada pelos anúncios. Valores como a segurança e confiança ganham por estes dias relevância publicitária. É isso que indica um estudo levado a cabo na Alemanha pela Unruly.
Segundo o relatório, apenas 9% dos consumidores concorda com a interrupção das ações publicitárias por parte das marcas em consequência da pandemia. 51% deseja que a publicidade seja atualmente, acima de tudo, um veículo de informação. 28% dos inquiridos espera que os anúncios lhes transmitam uma sensação de segurança e confiança.
24% dos consumidores deseja que a publicidade lhes faça sentir que a vida continua e que a normalidade faça parte, de alguma forma, do seu quotidiano.
Com bastante menos relevância surge o humor. Apenas 13% acredita que as marcas deveriam adotar mensagens de tom humorístico nos seus anúncios, tendo em consideração a situação dramática que a sociedade por estes dias vive. Por outro lado, 13% considera que a publicidade das marcas deveria incluir informação sobre a forma como estão a proteger os seus trabalhadores e clientes durante a pandemia.
Só 10% dos inquiridos considera inapropriada a exibição de conteúdos publicitários relacionados com o tema Covid-19 e uma percentagem reduzida, cerca de 8%, acredita que as marcas não deveriam implementar qualquer mudança nas suas mensagens comerciais em virtude do novo coronavírus.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.