Covid-19: Momentos de comunicação que marcam o nosso dia a dia

Pesquisa

A opinião da Carolina Afonso
Covid-19: Momentos de comunicação que marcam o nosso dia a dia
6 de Abril de 2020
Covid-19: Momentos de comunicação que marcam o nosso dia a dia
Covid-19: Momentos de comunicação que marcam o nosso dia a dia
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Covid-19: Momentos de comunicação que marcam o nosso dia a dia
Carolina Afonso
CEO Gato Preto | Professora Universitária ISEG

Vivemos num período particularmente ativo no que à comunicação diz respeito, desde que se instalou a pandemia Covid-19. O nosso dia a dia é marcado por momentos de comunicação institucional, como as conferências da DGS ou intervenções políticas, momentos de comunicação promocional, com spots publicitários das marcas que aproveitam o momento para criar relevância nas vidas das pessoas sobretudo neste momento difícil e momentos de comunicação informal e de lazer que inundam o Whatsapp e afins em círculos mais fechados de amigos.

Comunicação Institucional

Todos estes tipos de comunicação não são desprovidos de intenção. Pelo contrário e devido à exigência e seriedade do momento que atravessamos todos eles esperam cumprir o seu propósito. No caso da comunicação institucional o objetivo é informar os cidadãos (nós) sobre o estado e evolução da pandemia, sensibilizar e alterar comportamentos. E se por um lado assistimos a um registo mais formal nas conferências de imprensa, por outro verificamos também que para serem eficazes estas campanhas não têm que politicamente corretas. Veja-se por exemplo a forma como a PSP ou a GNR estão a comunicar ou até os municípios, como o caso do Município de Olhão.

Comunicação Promocional

Muitas são as marcas que rapidamente “surfaram a onda”, sobretudo as que estão na “frente de batalha”, como na área alimentar e de abastecimento, como é o caso do Continente, por exemplo, que aproveita o momento para agradecer aos seus “heróis” e mostrar os bastidores da operação num registo emocional aos seus consumidores (nós). O mesmo se passa com o Lidl e outras marcas nestas áreas bem como as operadoras de telecomunicações que perceberam rapidamente que teriam que ser ágeis e responder à crise instalada, inovando na forma de comunicar e na sua proposta de valor, com recurso a ecommerce e serviços de entregas em casa.

Comunicação Informal

Diversos são os conteúdos virais de carácter humorístico que circulam nas redes sociais, sobretudo no whatsapp, em círculos de amigos privados. São aqueles conteúdos que servem como escape e que nos fazem, ainda que por momentos, esquecer o turbilhão de acontecimentos que estamos a viver. Momentos de entretenimento puro e que na realidade cumprem um propósito, o da evasão e da fuga. Aquele escape momentâneo que atua como um balsamo à nossa sanidade mental.

E estes três momentos de comunicação fazem parte dos nossos dias. Cada um no seu registo cumpre um propósito, tal como um instrumento musical numa orquestra. Todos diferentes entre si mas em todos há algo que os une. Afinal acima de cidadãos, utentes, consumidores…somos pessoas e é a nós, enquanto pessoas, que a comunicação se deve dirigir para ser efetiva e gerar valor!

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Covid-19: Momentos de comunicação que marcam o nosso dia a dia

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Covid-19: Momentos de comunicação que marcam o nosso dia a dia

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile