Covid-19 acelerou transformação digital em 5 anos

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Covid-19 acelerou transformação digital em 5 anos
11 de Setembro de 2020
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Covid-19 acelerou transformação digital em 5 anos
Ana Gaboleiro
Jornalista
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A pandemia trouxe inúmeros desafios aos consumidores, marcas e empresas, que tiveram de se adaptar a uma nova realidade.


A forma de consumir, trabalhar ou simplesmente relacionarmo-nos com os que mais gostamos mudou de forma drástica e o digital deixou de ser o futuro para passar a ser o dia-a-dia. 

 

Em Portugal, o número de transações online aumentou 44% em comparação com o período pré-Covid-19, o que significa uma aceleração digital de cinco anos em apenas três meses. 


Esta é uma das conclusões apresentadas no encontro digital ‘Day After e o Novo Digital: Do Produto ao Consumo’ organizado pela Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca, e que juntou ainda a Deloitte, a Bain & Company e a Kantar para debater a transformação digital no setor do grande consumo.


Pedro Miguel Silva, associate partner da Deloitte, revela que "este crescimento exponencial do comércio online nos lares portugueses deve-se ao aumento do recurso a serviços de entregas de refeições e de take-away, que cresceu 53%. Em 2020, registou-se igualmente um aumento de três vezes mais lares a comprar online, comparativamente a 2019. Também as compras com entretenimento, cultura e subscrições contribuíram para este aumento de consumo no digital, com um crescimento de 57%".


Já Carlos Cotos, country manager da Kantar em Portugal, afirma que "o digital é o grande protagonista de 2020 no setor de Fast-moving Consumer Goods (FMCG), ao assinalar um aumento de compradores e de intensidade de compra. Segundo a Kantar, os clientes que realizam compras online representam, no conjunto dos seus atos de compra, 39% do grande consumo e fazem cada vez mais cestas de stockagem". 


Do lado da consultora Bain & Company, André Pires de Carvalho, refere que "as vendas online têm crescido a um ritmo de 180% por semana. Em alguns países este crescimento atinge os 300%, como é o caso de Itália, mas poderia ser ainda mais expressivo se não houvesse uma taxa de insucesso na conclusão das compras online como a registada na Europa Ocidental, que atinge os 20%".


Nuno Fernandes Thomaz, presidente da Centromarca, reforça "a importância do FMCG, com um volume de negócios anual a rondar os 16 mil milhões de euros, correspondente a aproximadamente 4% do volume de negócios das empresas financeiras em Portugal. Falamos de um setor que foi crucial para que o País se mantivesse vivo durante o período de confinamento e que, já no novo normal, tem continuado a dar resposta às necessidades dos portugueses, através de soluções mais vantajosas para os consumidores no digital, com produtos e serviços inovadores".


O encontro digital ‘Day After e o Novo Digital: Do Produto ao Consumo’ pretendeu dar a conhecer as alterações do comportamento dos consumidores, em Portugal e no mundo.

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