Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
O Continente é a primeira marca portuguesa a fixar 50 milhões de tampas às respetivas garrafas, para garantir que toda a embalagem é reencaminhada para a reciclagem.
O objetivo é fazer com que as tampas não cheguem à natureza, em particular aos ecossistemas marinhos, onde são uma das principais causas de poluição, mas também de mortes de animais por ingestão. Esta alteração, que estará disponível nas lojas já a partir do mês de abril, vai permitir o reaproveitamento de 80 toneladas de plástico por ano, pois garante que as tampas são corretamente reencaminhadas para a reciclagem, em vez de se “perderem” no processo e irem parar ao meio ambiente, explica a insígnia de retalho do Grupo Sonae, em comunicado.
As tampas de plástico estão no topo do desperdício plástico recolhido nas limpezas de praias porque, devido ao seu tamanho e peso, não passam na fase de triagem dos resíduos e são inadvertidamente desviadas da ‘rota’ dos sistemas de gestão de resíduos. O Continente vai acoplar as tampas em todas as referências de água lisa de marca própria, desde as garrafas 33cl às de 1,5l e também nos garrafões 6l, (através do reforço do anel que liga a tampa ao gargalo), para que permaneçam fixas aos recipientes desde a fase de utilização até à colocação no ecoponto.
Uma medida que antecipa em três anos a legislação europeia que entra em vigor a 3 de julho de 2024 e apenas contempla as bebidas com capacidade inferior a 3l.
Recentemente, a marca anunciou também a incorporação de plástico reciclado em 25% de toda a gama de águas de marca própria, permitindo a poupança de 400 toneladas de matéria virgem por ano. O Continente tem vindo a implementar diversas medidas no âmbito da sua Estratégia para o Uso Responsável dos Plásticos. Em 2020, a marca alcançou um nível de poupança superior a 4,2 mil toneladas de plástico virgem por ano, revela. Este valor representa um crescimento de 90% em relação às 2,2 mil toneladas/ano anunciadas em abril de 2019 na plataforma https://plasticoresponsavel.continente.pt/
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.