
Newsletter
Pesquisa

A Mercadona está a ganhar terreno em Portugal, tendo superado o Minipreço no ranking dos supermercados que mais vendem. O Pingo Doce aproximou-se do Continente, mas é o Lidl “o grande vencedor” de 2022.
A Mercadona ultrapassou o Minipreço no último trimestre de 2022 e posiciona-se como o sexto maior operador no mercado nacional. O Continente continua a liderar o ranking.
De acordo com o estudo da Kantar relativo às quotas de mercado das diferentes retalhistas nos produtos de grande consumo, citado pelo jornal ECO, a Mercadona chegou aos 3,8%. Só nos últimos dois anos, 15,5% dos lares portugueses fizeram compras no retalhista espanhol.
Também o Aldi (2,7%) superou o Minipreço (2,2%) nos últimos três meses do ano, mas com uma oscilação de quota mais volátil.
No topo da lista mantêm-se os dois maiores grupos portugueses de distribuição alimentar: a Sonae liderou com 26,9% enquanto a Jerónimo Martins subiu para 22,4%, de acordo com o ranking. Mas o grande vencedor do ano é mesmo o Lidl.
“O Lidl tem conseguido fazer este percurso com uma estratégia entre o que é a marca própria, o ajuste produtivo das marcas de fabricantes dentro de loja e algumas promoções, mas também com muita aposta nos frescos, nos biológicos, nos orgânicos. Isto tem vindo a resultar bem, fazendo já parte dos locais de compra de 80% dos lares portugueses desde 2019”, refere, ao jornal ECO, Marta Santos, diretora comercial da Kantar.
No top 5 dos retalhistas alimentares com maior quota de mercado no quatro trimestre de 2022 ficaram o Continente (1º lugar), Pingo Doce (2º lugar), Lidl (3º lugar), Intermarché (4º lugar) e Auchan (5º lugar). A Mercadona alcançou o 6º lugar, seguido do Aldi no 7º lugar, e no último lugar ficou o Minipreço.
Artigos Relacionados
fechar

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.