ghost image socials
image logo ebc
Escola Missão Continente
Continente incentiva ao consumo consciente do plástico
17 de maio de 2019
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Continente incentiva ao consumo consciente do plástico
Ema Gil Pires
Jornalista

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e com um enorme fascínio pelo mundo da música e do desporto. Descobrir novas histórias e temáticas inovadoras é algo que lhe desperta um grande interesse, tal como dar a conhecê-las àqueles que a rodeiam.

A manhã desta quarta-feira foi dedicada à sensibilização e à reflexão. As escolas vencedoras daquela que foi a terceira edição da Escola Missão Continente – que ao longo do ano foi desafiando alunos do primeiro ciclo do ensino básico com atividades que promoviam um estilo de vida saudável e uma maior sustentabilidade por parte das comunidades, através da redução da utilização do plástico – reuniram-se no complexo desportivo do Instituto Superior de Agronomia, na Ajuda, para o evento de encerramento do programa deste ano.

Uma das principais temáticas abordadas nesta edição da Escola Missão Continente estava relacionada com o consumo consciente de plástico e foi esse o mote que serviu de base às atividades dinamizadas para as cerca de 200 crianças que se encontravam no evento. Os alunos foram, assim, divididos em quatro equipas distintas e separandos por quatro estações (nas quais eram utilizados objetos de plásticos recolhidos das praias portuguesas), cada uma das quais tinha o objetivo de motivar as crianças a pensarem sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento, redução e utilização consciente do plástico.


Image


Este ano, a dinamização destas atividades esteve a cargo de duas organizações distintas que têm estado envolvidas na sensibilização e na comunicação da importância do consumo consciente de plástico: a Brigada do Mar, associação sem fins lucrativos que desenvolve ações de proteção da biodiversidade e realiza intervenções de limpeza nas praias portuguesas, e Os Espacialistas, projeto que, recentemente, se associou ao artista plástico Tadashi Kawamata para construir uma instalação feita com lixo recolhido pela Brigada do Mar e que esteve em exposição no MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia).


Image


“O grande problema atualmente é, efetivamente, nós acharmos que as grandes acumulações de lixo têm lugar apenas noutros países”, refere Simão Acciaioli, voluntário da Brigada do Mar, que ressalva ainda a importância de sensibilizar os mais jovens a respeito do consumo consciente de plástico, de forma a que continuem a apostar nesse tipo de práticas sustentáveis ao longo de toda a sua vida.

A respeito desta terceira edição do projeto, o Continente faz um balanço claramente positivo: “Sabemos que é algo que tem tido uma adesão brutal das escolas e, por isso, estamos confiantes que, para o ano, teremos outras ideias e as novidades surgirão”, avançou Tiago Simões, diretor de Marketing da Sonae MC, em entrevista ao Imagens de Marca.

E, segundo o responsável, o molde que servirá de base para a quarta edição da Escola Missão Continente deverá manter-se: “Não sentimos que tenha que haver uma alteração estrutural no programa, sentimos que deve continuar desta forma, mas com uma temática diferente, com desafios diferentes e com uma abrangência cada vez maior”.

Image


De acordo com Tiago Simões, esta terceira edição do programa chegou até 276 escolas, mais de 1350 professores e 24 mil alunos, alunos esses que são descritos como os “microinfluenciadores por excelência”, devido à capacidade que têm, nesta tenra idade, em alterar os seus comportamentos e de todos aqueles que os rodeiam.

“Aquilo que temos que fazer é sensibilizar as crianças relativamente à necessidade de saberem pensar o plástico – desde os brinquedos que eles usam aos produtos que consomem – e de perceberem que, quando fazem escolhas, elas têm consequências, sendo necessário terem uma consciência relativamente às matérias que utilizam”, refere Luis Baptista, membro d’Os Espacialistas.

Artigos Relacionados

Dia Mundial da Diabetes
14 de novembro de 2019
A Nossa Saúde
Entrei no workshop de maquilhagem da KIA
8 de novembro de 2019
Estilo de Vida & Bem-Estar

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu e-mail as notícias mais quentes da área.

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Cristina Amaro Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.