Newsletter
Pesquisa
A Superbrands Portugal acaba de revelar resultados do Estudo ao Consumidor de 2025, que identifica as marcas e os segmentos mais relevantes para o consumidor português, bem como as características genéricas deste mercado.
Das 20 marcas mais referenciadas pelos consumidores no estudo, destacam-se nove nacionais: Continente, Pingo Doce, Delta Cafés, Mimosa, Galp, MEO, NOS, EDP e Worten. Os dados foram apresentados num evento realizado na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.
Continente, Pingo Doce e Adidas são as três marcas que lideram o TOP 20 em termos de referenciação geral, sendo o ranking ainda composto por Delta Cafés, Nike, Lidl, Zara, Nestlé, Apple, Mimosa, Samsung, Vodafone, Galp, Coca-Cola, MEO, NOS, EDP, Worten, Mercadona e Mercedes, revela um comunicado enviado às redações.
“Nos últimos anos temos tido somente uma Marca portuguesa nos três primeiros lugares do TOP 20 de referência geral, e este ano observamos que o ranking é liderado por duas marcas nacionais”, afirma Pedro Diogo Vaz, Country Manager da Superbrands Portugal, realçando que, entre 2024 e 2025, “registaram-se algumas mudanças no TOP 20, destacando-se a subida de posições das Marcas na área do Retalho, com o Continente e Pingo Doce a consolidarem as primeiras posições, tendo o Lidl e Mercadona integrado o TOP 20”.
Existem cinco áreas de atividade que monopolizam 81% do TOP 20 do ranking geral, sendo estas o Retalho, Alimentação, Desporto, Tecnologia e Telecomunicações. Numa comparação entre 2020 e 2025, observa-se que o Retalho aumentou o seu peso de 22,1% para 30,2% no TOP 20, tendo também a Energia e a Moda registado um ligeiro aumento.
O Estudo ao Consumidor – conduzido pela AMINT, uma consultora independente de Market Intelligence presente em Portugal e vários outros países – é desenvolvido com o objetivo de identificar as marcas mais relevantes no mercado, independentemente daquilo que as torna relevantes aos olhos do consumidor.
O estudo, que decorreu entre 7 de janeiro e 12 de fevereiro de 2025, foi realizado junto de um painel de consumidores representativo da população portuguesa, em termos sociodemográficos, desafiados a identificar, de forma espontânea, as três marcas que consideram mais importantes e relevantes em cada uma das cinco dimensões: Notoriedade, Marcas Únicas, Confiança, Identificação e Satisfação das Necessidades.
Numa análise ao TOP 3 destas cinco dimensões, observa-se que a Marca Continente é líder em menções em todas as dimensões. Segue-se a Adidas, com três aparições no TOP 3, e o Pingo Doce e Delta Cafés, com duas aparições no TOP 3. Verifica-se ainda que Continente, Nike, Adidas, Delta Cafés, Nestlé e Pingo Doce estão no TOP 10 nas cinco dimensões.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.