Newsletter
Pesquisa
A Superbrands Portugal apresentou os resultados do Estudo do Consumidor de 2024, que permitem identificar as marcas e os segmentos com maior relevo para o consumidor português, bem como as características genéricas deste mercado.
Das 20 Marcas mais referenciadas pelos consumidores, destacam-se 10 nacionais: Continente - que ocupa o primeiro lugar em termos de referenciação geral -, Delta Cafés, Pingo Doce, MEO, Mimosa, EDP, Worten, NOS, Galp e Super Bock.
O Estudo do Consumidor de 2024 revela que o Continente, a Adidas e a Nike são as três Marcas que lideram o TOP 20 em termos de referenciação geral, que é ainda composto por Delta Cafés, Samsung, Pingo Doce, Nestlé, Apple, Zara, MEO, Lidl, Coca-Cola, Vodafone, Mimosa, EDP, Mercedes, Worten, NOS, Galp e Super Bock. Verifica-se, assim, que no ranking nacional o ‘pódio’ é constituído por Continente, Delta Cafés e Pingo Doce.
Conduzido pela AMINT, uma empresa de análise e estudos de mercado, externa e independente, o Estudo do Consumidor é desenvolvido com o objetivo de identificar a forma como os consumidores encaram as Marcas que lhe são mais relevantes. O estudo foi realizado junto de um painel de consumidores representativo da população portuguesa, em termos sociodemográficos, desafiados a identificar, de forma espontânea, as três Marcas que consideram mais importantes e relevantes em cada uma das cinco dimensões: Notoriedade, Marcas Únicas, Confiança, Identificação e Satisfação das Necessidades.
Numa análise ao TOP 3 destas cinco dimensões, observa-se que a Marca Continente é a única que está sempre mencionada, liderando 4 das 5 dimensões. Segue-se a Nike, com três aparições no TOP 3, e Adidas e Delta Cafés, com duas aparições no TOP 3.
Numa comparação com os dados do Estudo do Consumidor de 2020, observa-se que os setores que mais aumentaram a sua presença no TOP 20 foram Alimentação, Desporto, Telecomunicações e Energia. O setor que mais desceu foi o da Tecnologia.
O estudo decorreu entre 10 de janeiro e 15 de fevereiro de 2024, com uma amostra representativa da população portuguesa, em termos etários (com idade igual ou superior a 16 anos), género e distribuição geográfica. Foram realizadas 1.000 entrevistas online, com uma margem de erro de 3,2%.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.