Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
Desde o início da pandemia que o Continente afirma
ter vindo a ajudar vários produtores nacionais no escoamento do excesso de
produção.
Em
2020, através do Clube de Produtores Continente, a Sonae MC comprou à produção
nacional 206 mil toneladas de produtos, num valor total de 365 milhões de
euros, o que representa um crescimento de 28% face a 2019.
Em
comunicado, a marca refere ter comprado 57 mil toneladas de carne de origem
nacional, sendo o destaque para a categoria de bovino onde duplicou as compras
à produção nacional, muito alavancado nas raças angus e limousine e também nas
raças autóctones. Em 2020, as compras de carne representaram um peso de 80% no
total de compras neste segmento.
Já o
pescado, adquirido diariamente em 14 lotas portuguesas, atingiu em 2020 compras
superiores a 550 toneladas. Além disso, a marca aumentou em mais de 50% as
compras de espécies como robalo, dourada, pregado e truta a projetos nacionais
de aquacultura, além do projeto interno de aquacultura, no Algarve, que produz
dourada nacional.
A
nível de frutas, destaque para a compra de 16 mil toneladas de citrinos a
produtores nacionais.
O
Clube de Produtores Continente tem ainda como objetivo combater o desperdício
alimentar garantindo que a produção é feita de um modo sustentável. Para isso
foi lançada uma plataforma, Feira do Desperdício, que promove o aproveitamento
do desperdício/subproduto gerado nos produtores, através do impulsionamento de
parcerias entre produção, indústria e retalho, e que possam desenvolver
projetos de inovação e circularidade.
“A
produção e o consumo sustentável são as principais preocupações do Clube de
Produtores Continente. Assim, alinhado com o 12º objetivo da ONU, bem como à
estratégia Europeia do Prado ao Prato, o Clube vai apresentar aos seus 256
membros, uma proposta de ‘Declaração para a Sustentabilidade’, baseada em 11
princípios e diversas iniciativas, por unidade de negócio, para implementação a
3 anos. O objetivo é ajudar os produtores a cumprir as metas traçadas pela
Comissão Europeia, pelo que o Clube de Produtores Continente passa a
considerar o cumprimento deste acordo como um dos critérios com maior peso no
processo de decisão de compra”, explica Ondina Afonso, presidente do
Clube de Produtores Continente.
O
objetivo do Clube de Produtores Continente é disponibilizar produtos nacionais
de excelência aos clientes, resultantes de um trabalho de parceira com os
produtores, com suporte em conhecimento técnico-científico e que permite
alinhar a oferta às tendências de consumo. É também aposta do Clube o apoio à
produção local, a produtores de pequena escala, conseguindo abastecer algumas lojas
da cadeia de retalho Continente, traduzindo-se numa oferta de “Produtos da
Região”.
“A
pandemia veio reforçar a importância de comprar nacional ou local e,
consequentemente, de dar mais ênfase às cadeias curtas de abastecimento. No
entanto, a produção local sempre foi um dos eixos de atuação do Clube de
Produtores Continente – promovemos produtos exclusivos regionais em algumas
lojas, o que representa circuitos de transporte mais reduzidos” remata a
presidente do Clube de Produtores Continente.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.